A Páscoa deste ano não será tão doce para o bolso do consumidor brasileiro. Os tradicionais ovos que abarrotam o comércio já estão sendo vendidos, em média, a um preço 7,5% maior do que o verificado em 2010. Segundo os fabricantes, a culpa pelo encarecimento dos produtos é do cacau e do açúcar, que estão supervalorizados no mercado internacional. Mas, apesar dos aumentos, a Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) prevê vendas recorde de 25 milhões de quilos de ovos de páscoa, apostando no aumento da renda da população e no ingresso de milhões de pessoas no mercado de consumo.
Os produtores afirmaram que a cotação do cacau está no maior nível desde 1979. Já o açúcar e os brinquedos (que vão dentro dos ovos) estão, em média, 20% mais caros ante o ano passado. Os empresários garantiram, porém, que não repassaram todo o aumento de custos para as mercadorias, temendo retração nas vendas e porque estocaram cacau. ´Estamos usando estoques de 2010, quando o produto estava mais barato`, afirmou Plínio Freitas, gerente de marketing da Barry Callebaut, a maior empresa de chocolate do mundo. Ele admitiu que a tendência de reajustes deverá se manter ao longo deste ano e em 2012, por causa das recentes crises políticas em países africanos exportadores da commodity que é matéria-prima do chocolate - caso da Costa do Marfim.
O otimismo do setor, porém, é grande. ´Acredito que teremos crescimento das vendas em torno de 10% neste ano`, disse o diretor de marketing da Arcor, Ciro Mariane, durante o Salão de Páscoa 2011, evento que reúne as principais fabricantes de chocolate do país. Não à toa, as empresas estão ampliando o número de lançamentos de produtos. Segundo a Abicab, cerca de 80% de tudo relacionado à data que chegou ao comércio são inovações. Mas que fique claro: qualquer novo elemento - um brinde diferente, por exemplo - é suficiente para que a mercadoria seja considerada inédita.
Do Estado de Minas
Os produtores afirmaram que a cotação do cacau está no maior nível desde 1979. Já o açúcar e os brinquedos (que vão dentro dos ovos) estão, em média, 20% mais caros ante o ano passado. Os empresários garantiram, porém, que não repassaram todo o aumento de custos para as mercadorias, temendo retração nas vendas e porque estocaram cacau. ´Estamos usando estoques de 2010, quando o produto estava mais barato`, afirmou Plínio Freitas, gerente de marketing da Barry Callebaut, a maior empresa de chocolate do mundo. Ele admitiu que a tendência de reajustes deverá se manter ao longo deste ano e em 2012, por causa das recentes crises políticas em países africanos exportadores da commodity que é matéria-prima do chocolate - caso da Costa do Marfim.
O otimismo do setor, porém, é grande. ´Acredito que teremos crescimento das vendas em torno de 10% neste ano`, disse o diretor de marketing da Arcor, Ciro Mariane, durante o Salão de Páscoa 2011, evento que reúne as principais fabricantes de chocolate do país. Não à toa, as empresas estão ampliando o número de lançamentos de produtos. Segundo a Abicab, cerca de 80% de tudo relacionado à data que chegou ao comércio são inovações. Mas que fique claro: qualquer novo elemento - um brinde diferente, por exemplo - é suficiente para que a mercadoria seja considerada inédita.
Do Estado de Minas
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