Foto: Divulgação
A deputada federal Fátima Bezerra permaneceu em Brasília neste final de semana. Mas não foi para ver Barack Obama. Fátima participou da Plenária do Setorial de Educação do PT, que aconteceu na sede nacional do partido.
Segundo Fátima, a Plenária deliberou que o partido, por meio do Setorial e do Núcleo de Educação do PT na Congresso Nacional, será mobilizado para participar do debate do PNE (Plano Nacional de Educação).
“O PNE é estratégico para a educação brasileira e o PT vai participar intensamente desse debate”, afirmou Fátima.
Estavam presentes militantes do PT da área de educação de todo o país. Do Rio Grande do Norte quem também participou da Plenária foi o professor e ex-deputado estadual Júnior Souto.
Para o setorial do PT, é preciso melhorar as metas de universalização do acesso à educação, a gestão democrática das escolas, a formação e melhoria salarial dos professores e o financiamento para o ensino.
“O PNE tem metas muito ousadas e desafiadoras e para que elas sejam realizadas de fato é imperativo ampliar o financiamento da educação”, defendeu Fátima Bezerra.
A proposta do governo propõe a ampliação de 5% para 7% do PIB (Produto Interno Bruto) para o financiamento com a educação, mas há uma discussão da sociedade civil organizada para que esse percentual suba para 10% até 2011. “Vamos debater essa questão”, anunciou a deputada.

Nenhum comentário:
Postar um comentário