quarta-feira, 20 de abril de 2011

Chuvas fortes fazem açude sangrar no seridó

As fortes chuvas previstas para este ano estão se confirmando no Rio Grande do Norte. A região Seridó passou a tarde de ontem, praticamente, debaixo d’água, com chuva intensa em Caicó e nas cidades circunvizinhas. A intensidade das chuvas, inclusive, promoveu a sangria do açude de Cruzeta.
De acordo com os estudos meteorológicos deste ano, referentes à região do Nordeste, a previsão é de um inverno com chuvas acima da média em todo o estado – e o reflexo já é visto nos reservatórios.

Segundo o monitoramento do site do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), todos os principais açudes do estão já estão acima de 50% da capacidade. O reservatório de Cruzeta, no Seridó, com capacidade de 23,3 milhões de metros cúbicos, sangrou na tarde de ontem, e a expectativa é que outros atinjam a capacidade máxima nos próximos dias.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, que é a maior do estado, já está com 2,1 bilhões de metros cúbicos armazenados, o que corresponde a 87,5% da capacidade. O Itans, em Caicó, antes das chuvas de ontem tinha 51% do volume atingido, enquanto o Gargalheiras tinha 56% e o açude de PAU DOS FERROS estava com 69% da capacidade atingida.

De acordo com a previsão do tempo da Emparn, a quarta-feira será de chuvas no litoral e na região Agreste, com sol no Seridó,Vale do Açu, Oeste e Alto Oeste.
A previsão dos meteorologistas é de inverno acima da média em algumas regiões do semiárido este ano, com possibilidade de alagamentos, especialmente em áreas críticas como o Vale do Açu e na Chapada do Apodi.

TN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário