quinta-feira, 7 de abril de 2011

Governadora prestigia comemorações do Dia Mundial da Saúde


         As comemorações alusivas ao Dia Mundial da Saúde aconteceram na manhã desta quinta-feira (7), na sede da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). A governadora Rosalba Ciarlini foi recepcionada pelo Coral do Hospital Walfredo Gurgel e pelo grupo de teatro de rua Saúde Popular, da Secretaria de Saúde  de Nísia Floresta. O secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, a secretária adjunta, Ana Tânia Sampaio e servidores da Sesap também participaram das comemorações.

         Depois da recepção, Rosalba falou sobre a importância deste dia. “Vocês são meus colegas de trabalho e nós estamos numa missão muito difícil: conseguir melhorar o índice de saúde do nosso Estado. Por isso precisamos estar unidos”, disse. A Governadora lembrou que está completando 100 dias de sua administração, data que significa um marco e que é aguardada por toda sociedade. “Em 100 dias não é possível resolver toda a problemática acumulada durante tantos anos, principalmente na área da saúde. Mas estou procurando fazer a coisa funcionar e encontrar o rumo certo”, observou.

“A saúde já melhorou em algumas coisas, como, por exemplo, na área de ortopedia. Antes, as pessoas esperavam cinco meses por uma cirurgia e agora não tem mais esta espera, praticamente zerou a fila”, analisou a Governadora. Ela usou como exemplo também a melhoria no atendimento no Vale do Açú, com o funcionamento do Pronto Socorro no Hospital Regional de Assu; o sistema da Samu, que vai se estender para todas as regiões do Estado; a retomada das obras do Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal; a abertura de mais leitos de UTIs neonatal. “São ações que já estão acontecendo, mas eu sei que na saúde precisamos avançar muito mais”, concluiu.

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população.


Nenhum comentário:

Postar um comentário