domingo, 10 de abril de 2011

Para não ver o 'bicho pegar', Flu vai a Macaé enfrentar o Americano

Vitória é fundamental para que o Tricolor siga com boas chances de classificação para a semi. Rodada começa favorável, com tropeço do Olaria
 
Por Cahê Mota Macaé, RJ

Prende o bicho! Com a corda no pescoço, o Fluminense pisa no gramado do estádio Cláudio Moacyr, em Macaé, às 16h (de Brasília), neste domingo, não somente para encarar o Americano, pela sétima rodada da Taça Rio, mas, principalmente, para evitar o crescimento de uma crise que se instalou nas Laranjeiras em 2011 e reluta em acabar. Campeão brasileiro, o Tricolor já vive situação delicadíssima na Libertadores e precisa da vitória a qualquer custo para que o panorama não seja o mesmo também no Carioca. Caso contrário, “o bicho vai pegar”, como previu o capitão Fred.
A julgar pelos resultados da rodada, porém, a sorte começou a virar para o lado verde, branco e grená. Com o empate por 0 a 0 do Olaria com o Volta Redonda, sábado, o Fluminense voltou a depender das próprias forças para avançar no segundo turno. Para seguir assim, precisa vencer por três gols de diferença o time de Campos. Com 11 pontos e saldo dois, o Tricolor é o terceiro colocado do Grupo B, enquanto a equipe da Rua Bariri, líder, tem 14 e saldo cinco. Entre eles, está o Botafogo, também com 11 e o clássico contra o Flamengo pela frente.
O desafio tricolor, por sua vez, está longe de ser fácil. Com campanha surpreendente na Taça Rio, o Americano é o terceiro colocado do Grupo A, com 11 pontos, um a menos do que o Flamengo, vice-líder. Sendo assim, basta vencer e contar com um tropeço rubro-negro diante do Glorioso para entrar no G-2.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha tem Tempo Real a partida deste domingo, enquanto o canal PFC transmite para todo o Brasil. Leonardo Garcia Cavaleiro é o árbitro da partida, auxiliado por Ricardo Maurício Ferreira e Eduardo de Souza Couto.

header o que esta em jogo
Americano: após uma Taça Guanabara decepcionante, o time de Campos se recuperou na Taça Rio, espantou de vez qualquer risco de rebaixamento e vê como algo bem palpável uma vaga na semifinal. Com 11 pontos, o Americano é o terceiro colocado do Grupo A, na cola do Flamengo, que tem 12. Caso vença, basta torcer por um tropeço do Rubro-Negro no clássico contra o Botafogo para chegar à última rodada na zona de classificação.

Fluminense: com o empate por 0 a 0 do Olaria com o Volta Redonda, no sábado, o Tricolor voltou a depender somente das próprias forças para chegas às semifinais da Taça Rio. Com 11 pontos, a equipe ocupa a terceira colocação, atrás também do Botafogo, com a mesma pontuação, mas ultrapassa os rivais da Rua Bariri com uma vitória por três gols de diferença diante do Americano.

header as escalações 2
Americano: uma discussão entre o treinador Acácio e o meia Renan na partida diante do Olaria é responsável pela única dúvida no time de Campos. Diante do episódio, é possível que o jogador seja substituído por Ruan. O resto da equipe, porém, está escalado. O Americano vai a campo com Jefferson; Ayrton, Élson, Rhayner e Carlos Alberto; Marciel, Renan (Ruan), Flávio Medina e Gustavinho; Eberson e Felipe.

Fluminense:
em situação complicadíssima na Libertadores, o Fluminense sabe que não pode dar mole também no Carioca. Por isso, Enderson Moreira escalará o que tem de melhor à sua disposição - contra o Volta Redonda, na rodada passada, Fred e Conca foram poupados. O único desfalque em relação ao time que perdeu para o Nacional, na quarta-feira, no Uruguai, é Emerson, que está suspenso. Rafael Moura e Araújo disputam a posição. A provável escalação tricolor é Ricardo Berna, Mariano, Gum, Edinho e Julio Cesar; Valencia, Diguinho, Souza e Conca; Fred e Araújo (Rafael Moura).

header fique de olho 2
Americano: figurinha carimbada do Americano nos últimos estaduais, o meia Flavio Medina segue sendo o principal articulador das jogadas ofensivas. Veloz e bom condutor de bola, ele pode criar problemas para a defesa do Flu.

Fluminense: Fred, mal nos últimos jogos, e Conca, em dívida nesta temporada, precisam mostrar agora, nos momentos decisivos, que ainda são imprescindíveis para o Fluminense. As últimas atuações levantaram entre os torcedores a dúvida se não seria melhor escalar Deco e Rafael Moura entre os titulares.

header o que eles disseram
Acácio, técnico do Americano: "Ficou mais difícil. Se o Fluminense tivesse vencido (o Nacional), poderia entrar mais relaxado, preocupado com a Libertadores. Agora, vão se voltar para o Carioca. Mas acredito na minha equipe"

Fred, atacante do Fluminense: "Estamos encarando todos os jogos como final desde a semana retrasada. O que temos que fazer é ganhar. Pensar no próximo e ganhar. Levar para a última rodada a possibilidade de classificação. Se não conseguirmos, o bicho vai pegar. Vai ser a maior pressão, maior cobrança. E não queremos isso. Por isso, buscamos as vitórias que serão fundamentais para o primeiro semestre"

header números e curiosidades
* Americano e Fluminense já se enfrentaram 68 vezes na história, com 11 vitórias para os campistas, 18 empates e 39 triunfos tricolores. Nas estatísticas do duelo, o Flu balançou as redes em 122 oportunidades e foi vazado 63 vezes.
* A história de Americano e Fluminense conta com uma vitória por W.O. do time do Norte Fluminense. Ela aconteceu em 18 de maio de 1986.
* Fluminense e Americano decidiram o Campeonato Carioca de 2002, conquistado pelo Tricolor com vitórias nos dois jogos finais: 2 a 0 e 3 a 1.

header último confronto v2
Fluminense e Americano se enfrentaram pela última vez no dia 17 de janeiro de 2010, no estádio Godofredo Cruz, em Campos, pela primeira rodada da Taça Guanabara. A partida marcou o retorno dos “guerreiros” aos gramados após a heroica salvação do rebaixamento no Brasileirão do ano anterior, e a resposta para a torcida foi positiva: vitória por 3 a 0, gols de Everton, Julio Cesar e Maicon. O time comandado por Cuca jogou com Rafael, Gum, Leandro Euzébio e Dalton (Willians); Mariano, Éverton
(Thiaguinho), Diguinho (Alan), Conca e Julio César; Maicon e Fred.

Nenhum comentário:

Postar um comentário