quarta-feira, 27 de abril de 2011

Rosalba assegura reforma do JL e apoio aos clubes de futebol do RN para o campeonato Nacional




A governadora Rosalba Ciarlini determinou no início da tarde desta quarta-feira (27) a realização de estudos para definir o apoio do Governo do Estado à reforma do Estádio Juvenal Lamartine e de contratos de divulgação para os clubes de futebol do RN que participam do Campeonato Brasileiro de 2011. A reforma é um pleito da Federação Norte-riograndense de Futebol, FNF, e de vários clubes de futebol do Estado que ficarão sem ter um estádio para jogar com as obras da Arena das Dunas a partir do segundo semestre do ano. E os dirigentes de ABC, América, Alecrim e Santa Cruz fizeram o pleito para que o Estado use os uniformes das equipes para divulgação do estado durante o certame nacional.
                “Sempre afirmei que não deixaria o futebol potiguar sem apoio. Já na sexta-feira (29) representantes do DER, SECOPA e da Secretária de Estado da Infraestrutura terão reunião de trabalho na FNF para saber dos projetos existentes e viabilizar entendimentos para a reforma da histórica praça de esportes: o JL”, disse a governadora em reunião com o presidente da FNF e de dirigentes de clubes de futebol do RN, na residência oficial. Com a reforma o JL poderá abrigar os jogos das equipes das séries C e D dos clubes potiguares e atenderá a demanda do Campeonato Estadual para 2012, 2013 e 2014. Também na sexta-feira, cada um dos clubes envolvidos no Campeonato Nacional de Futebol farão a apresentação de propostas financeiras e de retorno da exposição da marca do Estado do RN nos uniformes das equipes para assim terem recursos que contribuam para o orçamento dos clubes durante a competição.
O presidente da FNF, José Vanildo, elencou propostas de médio e longo prazo da entidade para a governadora e secretários de Estado presentes na reunião. Ele definiu como a mais urgente a viabilização de locais para a realização das partidas das próximas competições. “O que mais nos preocupa é o calendário nacional com o começo das disputas das séries B, C e D”, disse José Vanildo acrescentando que foi atendido de pronto. “Esse é um momento histórico. O futebol está sendo acolhido em reunião com a governadora do estado e já com soluções para o setor. É uma demonstração de respeito e atenção para o futebol do RN por parte da governadora Rosalba Ciarlini que como prefeita de Mossoró, posso testemunhar e afirmar, fez muito para os clubes daquela cidade”, disse o presidente.
Quanto à reforma do estádio Juvenal Lamartine, no bairro do Tirol, em Natal, a governadora afirmou que os técnicos farão uma estimativa de tempo e recursos necessários para a reforma e este trabalho já começa na próxima sexta-feira (29). O presidente da FNF revelou que o projeto para a recuperação do estádio Juvenal Lamartine está pronto: “Já havíamos apresentado o projeto à administrações anteriores, mas ele nunca saía do papel”, disse Vanildo. Segundo o presidente da FNF o apoio da administração estadual assegurado pela governadora Rosalba Ciarlini0 é um fato histórico para o futebol do Rio Grande do Norte. “Em toda a história da Federação, nunca tivemos uma reunião como esta em que fatos concretos, decisões e posicionamentos foram apresentados e bem recebidos”, reafirmou José Vanildo.
As reivindicações apresentadas ainda incluem a liberação de incentivos financeiros para o futebol do RN. “A situação dos clubes no estado é de falência”, disse o presidente da FNF que sugere a criação projetos como o “Vale Lazer”, um programa de educação tributária semelhante ao Cidadão Nota 10, mas com foco no incentivo ao futebol. “O programa funcionaria a exemplo do que já acontece em estados como Pernambuco, que leva 75% de público aos estádios através de um programa semelhante”, explicou Vanildo. Uma equipe do governo do Estado fará um estudo sobre este pleito ao longo do ano.
A reunião foi na residencial oficial do governo do Estado e a governadora Rosalba Ciarlini se reuniu com o presidente da FNF, José Vanildo e com Rubens Dantas, presidente do ABC F.C.; Orlando Caldas presidente do Alecrim F.C.; Eduardo Rocha presidente da Liga de Futebol do Nordeste representando o América F.C. e o diretor do time assuense Camaleão do Vale, Dinarte Diniz. Também participaram da reunião o Assessor de Comunicação, Alexandre Mulatinho; Kátia Pinto, secretária de Estado da Infraestrutura; Joacy Bastos, secretário de Estado do Esporte e do Lazer e o adjunto Domilson Damásio e o secretário extraordinário para Assuntos Relativos à Copa 2014, Demétrio Torres. Dailson Machado, secretário de esportes da cidade de Assu, também esteve presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário