O lançamento oficial do programa Telemedicina Cardiológica aconteceu na manhã desta sexta-feira (29), na sede da Associação Médica do RN. O Estado é o único no Brasil onde o tele-eletrocardiograma está implantado, atendendo todos os municípios.
O programa tem como objetivo realizar diagnósticos cardiológicos com apoio à distância. O sistema funciona de maneira simples, uma vez que os procedimentos clínicos básicos com um paciente com suspeita de cardiopatia são realizados nos próprios municípios. Segundo informações do presidente da Associação Médica, Álvaro Barros, o RN dispõe de mais de 21 mil aparelhos de eletrocardioagrama, espalhados pelos 167 municípios do Estado. Na unidade de saúde do município, o médico de qualquer especialidade clínica realiza o exame eletrocardiograma (ECG) e os dados são enviados em tempo real via internet ou por telefone através de um serviço de 0800.
Na Central de Telemedicina (CTM), ao analisar os exames recebidos em tempo real por um especialista, se constatado qualquer problema relacionado ao coração, imediatamente o cardiologista discute o caso com o médico generalista na cidade e o orienta sobre o tratamento adequado. Se for caso de ser encaminhado para outra unidade, o paciente já chega direto no hospital e é logo atendido sem burocracia. A grande vantagem do sistema da Telemedicina implica no fato de existir uma equipe médica cardiológica altamente capacitada com plantão de 24 horas que poderá proporcionar as informações necessárias em caso de urgência cardiológica.
A implantação do Programa Telemedicina Cardiológica foi uma iniciativa da Associação Médica do RN, que recebeu total apoio do Governo do Estado, por se tratar de uma política pública de saúde. “A Telemedicina leva à população a oportunidade de agilizar o diagnóstico a um custo muito baixo”, disse Álvaro Barros. Ele agradeceu o apoio que recebeu da Governadora. “O Rio Grande do Norte é o primeiro Estado que faz parceria com uma entidade de classe. Graças à visão futurista da Governadora, o RN é o único estado que adotou este sistema como política pública e levou para todos os municípios. Este vai ser um grande marco da sua administração, Governadora”, concluiu o presidente da Associação Médica.
“Com este sistema, estamos ajudando a fixar o médico no interior, uma vez que a Telemedicina oferece melhor condições de trabalho. O atendimento esta sendo feito onde o paciente mora. Estamos humanizando o atendimento com a ajuda da tecnologia”, lembrou o secretário de Estado da Saúde, Domício Arruda.
Já a governadora Rosalba Ciarlini disse que representa a Telemedicina representa “inovação, modernidade, agilidade e auxílio aos médicos”. “Estamos com uma ferramenta que ajuda a salvar vidas e a descongestionar a rede hospitalar. Tudo isso com custo zero para os municípios. Quero ampliar esse programa para as mais diversas áreas da medicina”, disse a Governadora. Rosalba lembrou que quando era Senadora, fez uma Emenda que tinha a proposta de destinar parte dos recursos de pré-sal para a saúde.
A solenidade de lançamento oficial da Telemedicina Cardiológica contou também com a presença do senador Paulo Davin, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Mota, do deputado estadual Leonardo Nogueira, entre outras autoridades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário