terça-feira, 5 de abril de 2011

Vencedores de Prêmios Nobel de Física visitaram Rosalba Ciarlini


O norte-americano David Jonathan Gross, o holandês (neerlandês) Gerardus’t Hooft (vencedores dos Prêmios Nobel de Física em 2004 e 1999, respectivamente) e o presidente do Comitê Científico Internacional, o italiano Itamar Procaccia, fizeram uma visita de cortesia à governadora Rosalba Ciarlini no início da noite desta segunda-feira (4), na Governadoria.

“Estou muito feliz em receber pessoas notáveis como vocês. É uma honra ter a presença de vocês aqui no Estado. É a primeira vez que chego perto de dois Prêmios Nobel. Espero que no futuro possamos ter a honra de ter vencedores saindo do nosso Instituto”, disse a Governadora, se referindo ao Instituto Internacional de Física. Rosalba informou que desde que era Senadora trabalhou para fazer com que o Estado pudesse ter uma estrutura fortalecida na área do conhecimento científico. “E agora como Governadora, minha responsabilidade é bem maior”, revelou.

David Jonathan disse que era muito bom saber do interesse da Governadora em apoiar o Instituto. Já o presidente do Comitê Científico Internacional, Itamar Procaccia, solicitou à Governadora a ajuda para a manutenção do padrão do Instituto de Neurociência.

O reitor da UFRN, Ivonildo Rêgo, que acompanhou o grupo, aproveitou a oportunidade e comunicou à Governadora a preocupação com relação aos financiamentos do Governo Federal para com o Instituto. “Uma parte do financiamento está garantida, mas precisamos garantir outra parte”, explicou o Reitor. A Governadora se prontificou em agendar uma reunião com o Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, juntamente com o Reitor da UFRN para discutir o assunto. “Seria interessante que os ilustres físicos fizessem uma carta pedindo para ser entregue ao Ministro”, sugeriu Rosalba, para reforçar as solicitações junto ao Ministério.

Também participaram da reunião a vice-reitora da UFRN, Ângela Paiva, o professor da UFRN, Álvaro Ferraz, e a presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern), Bernardete Cordeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário