segunda-feira, 30 de maio de 2011

Brasileirão: Renegados abraçam uma nova chance

Jogadores que não são 'simpáticos' às suas torcidas acabaram sendo decisivos.

Por Redação, Fifa.com


"O futebol dá umas voltinhas às vezes. É interessante", foi a constatação, do seu jeito tradicionalmente informal, do ex-jogador e hoje comentarista, Walter Casagrande, na transmissão de Cruzeiro 1 x 1 Palmeiras. Ele se referia aos autores dos gols do jogo – os atacantes Luan, primeiro pelo time paulista, e Anselmo Ramon, da equipe da casa, nomes que não desfrutam de tanta confiança de suas torcidas. Pois, no fim, o ex-centroavante da Seleção deu o tom do que aconteceu no complemento da segunda rodada do Campeonato Brasileiro, quando alguns nomes renegados mandaram o seu recado.

Confira abaixo, no resumo da jornada deste domingo do FIFA.com, quem foram os jogadores que, por um motivo ou outro, não conseguiram se firmar em suas equipes passadas ou não estão entre os preferidos de suas atuais torcidas, mas ganharam nova chance em 2011 e tiveram bons indícios pela recuperação.

Luan, pelo Palmeiras, marcou um golaço. Ele recebeu um passe na medida do volante Marcos Assunção e acertou um tiraço, de primeira, na entrada da área, acertando o ângulo do goleiro Fábio, que se esticou todo, mas só conseguiu deixar o lance ainda mais bonito para os fotógrafos presentes na Arena do Jacaré. Já Anselmo Ramon, que acabou de voltar de um empréstimo para disputar o Campeonato Paulista pelo surpreendente Oeste de Itápolis, melhor time do interior nesse Estadual, definiu o empate para a Raposa, depois de ter perdido um gol incrível ainda no segundo tempo, ao falhar no domínio e desperdiçar a assistência de Wallyson, tendo a trave vazia à sua frente.

Em Salvador, o Bahia vai se readaptando à elite nacional aos poucos e teve no estádio do Pituaçu, contra o Flamengo, uma prova do que esperar nesses confrontos e do que fazer para ter sucesso ao lado de gente tão qualificada. No emocionante empate por 3 a 3, Lulinha e Jóbson marcaram. O primeiro foi tido como uma grande promessa do Corinthians durante a década passada, mas acabou não se firmando na equipe, foi emprestado para clubes portugueses e agora tenta mostrar serviço no Tricolor de Aço. Contra o Fla, marcou o primeiro de sua equipe. Depois foi a vez de o ex-atacante de Botafogo e Atlético Mineiro, liberado por esses clubes por questão disciplinar, brilhar e fazer os outros dois, incluindo o do empate, no último minuto. Pelo lado do Fla, o lateral-esquerdo Egídio, que supostamente perderá sua posição para o recém-contratado Júnior César, também fez o seu.

Já o meia Danilo, do Corinthians, tem em seu currículo um título de campeão da Copa do Mundo de Clubes da FIFA Japão 2005 pelo São Paulo, mas, no Corinthians, tem passado mais tempo no banco de reservas do que em campo. Em Araraquara, contra o desfalcado Coritiba, ele ganhou uma chance e abraçou ao anotar o segundo gol na vitória por 2 a 1.

Por fim, no Rio de Janeiro, o garoto Bernardo vai se tornando a cada partida um motivo de orgulho para a torcida do Vasco. O meia-atacante foi considerado por anos como a grande aposta da base do Cruzeiro, mas acabou emprestado pela segunda temporada consecutiva, depois de ter sido rebaixado com o Goiás em 2010. Aos poucos, em São Januário, os vascaínos valorizam ainda mais essa contratação. Dessa vez ele marcou de pênalti para abrir o triunfo por 3 a 0 sobre o América.

Plantel que cresce
A fase do Vasco, aliás, é das melhores que o clube viveu nos últimos anos. Finalista da Copa do Brasil, o time carioca resolveu poupar seus principais jogadores nas primeiras rodadas do Brasileirão, mas isso não o impediu de chegar a duas vitórias em duas rodadas até aqui, com cinco gols de saldo e na liderança – Atlético Mineiro, Corinthians e São Paulo também têm 100% de aproveitamento. Algo que deve deixar o treinador Ricardo Gomes animado com as perspectivas para a competição, vendo que tem em mãos um banco de reservas que pode dar resultado.

Artilharia
Bernardo, por enquanto, é um dos artilheiros do campeonato, com dois gols marcados em dois jogos, ao lado de outro garoto, mais badalado: o são-paulino Lucas. Eles dividem a honraria com um provável ídolo, Ronaldinho Gaúcho, que vai crescendo pelo Flamengo, e o argentino Dario Botinnelli, que também vai achando seu espaço no futebol brasileiro, seguindo os compatriotas Dario Conca, Walter Montillo e Andrés D’Alessandro, além do próprio Jóbson, do veterano Magno Alves e do zagueiro Leonardo Silva, ambos do Atlético Mineiro.

Ao contrário

Do outro lado da tábua de artilheiros, no um grupo indesejável dos autores de gols contra, o volante Marquinhos Paraná, do Cruzeiro, ganhou a companhia do zagueiro Rafael Santos, do Atlético Paranaense, que acabou jogando a bola para sua própria rede em um recuo inoportuno. Bom para o Grêmio, que pôde comemorar a vitória por 1 a 0 na Arena da Baixada, um dos estádios mais difíceis para os visitantes triunfarem.

À espera de Abel
Por fim, o Fluminense, atual campeão, conseguiu sua primeira vitória ao bater o Atlético Goianiense, no Serra Dourada, por 1 a 0, com mais um gol de cabeça do zagueiro Leandro Euzébio, que é um terror no jogo aéreo. O tricolor agora acolhe, com alívio, a chegada da comissão técnica comandada por Abel Braga, para tentar reorganizar a casa após a demissão de Muricy Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário