segunda-feira, 30 de maio de 2011

Fátima Bezerra atribui greves no RN ao descumprimento de acordos

A deputada comentou sobre a greve servidores estaduais, a votação do novo Código Florestal do país e o movimento #ForaMicarla.

Por Silvia Ribeiro Dantas
Nominuto.com


Foto: Artur Melo
A deputada federal do Partido dos Trabalhadores e presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, Fátima Bezerra, comentou o atual momento do Rio Grande do Norte, com greve de diversas categorias ligadas à administração estadual, e outros temas de destaque na semana passada, como a votação do novo Código Florestal do país e o movimento #ForaMicarla, que surgiu nas redes sociais e levou centenas de pessoas às ruas de Natal na semana passada.

Em entrevista ao Jornal 96, a petista ressaltou que o principal motivo para as mobilizações é o descumprimento de acordos celebrados entre sindicatos e a gestão passada da administração estadual.

Ela lamentou o fato de a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) estar responsabilizando o governo anterior pela falta de recursos para os reajustes salariais e disse faltar uma iniciativa concreta, com o intuito de solucionar a atual situação. “Ao longo desta semana, estão previstas novas reuniões e esperamos que até sexta-feira haja uma proposta. Mas o que não dá pra imaginar é que os servidores abrirão mão dos seus direitos, de receber os planos de cargos, carreiras e salários”, destacou.

Sobre a votação do Código Florestal na Câmara, que foi marcada pó divergências entre ruralistas e ambientalistas, a deputada classificou a aprovação da emenda 74 como é “muito grave”, por permitir que aqueles que desmataram tenham perdão, anistia.

Outro aspecto considerado grave por Fátima Bezerra é que as licenças ambientais passarão a ser responsabilidade de estados e municípios. “Eu não tinha como votar a favor (das modificações no código). Espero que agora o Senado possa corrigir ou que a sociedade se mobilize contra esse código e se isso não ocorrer, a presidenta Dilma seguramente deverá vetar essas emendas”, prevê.

Foto: Artur Melo


Outro tema que vem tendo bastante destaque é o questionamento sobre Natal receber jogos da Copa do Mundo de 2014. A deputada disse torcer para que a capital potiguar seja confirmada como uma das sedes do Mundial de Futebol e que, com ou sem o torneio, é imprescindível que a cidade receba recursos para melhorias de infraestrutura.


Movimento #ForaMicarla
Para a deputada federal, o movimento #ForaMicarla foi motivado por uma insatisfação crescente da população de Natal com a gestão da prefeita Micarla de Sousa. Ela disse não ter se surpreendido com a mobilização e considerar natural a participação de integrantes de partidos de oposição, mesmo que o movimento tenha surgido nas redes sociais, de forma espontânea. “Está havendo um retrocesso e dói ver Natal desse jeito”, afirma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário