domingo, 1 de maio de 2011

Final da Taça Rio tem encontro de Trem-Bala e Bonde sem Freio

No Engenhão, Vasco tenta chegar à decisão do Campeonato Carioca contra o próprio rival, e Flamengo busca título invicto

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Neste domingo, às 16h, no Engenhão, acontecerá a colisão do Bonde sem Freio com o Trem-Bala da Colina. Campeão da Taça Guanabara, o Flamengo precisa vencer para conquistar o Campeonato Carioca de forma invicta, o que não acontece desde 1996. Depois de um início de ano complicado, o Vasco entrou nos trilhos e chega à decisão da Taça Rio a todo vapor para tentar adiar a decisão para mais dois jogos contra o Rubro-Negro. Depois de públicos abaixo do esperado na competição, torcedores rubro-negros e cruz-maltinos vão lotar o estádio. No fim, apenas um time vai parar na estação de campeão.
montagem Felipe Vasco Ronaldinho Flamengo (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)Felipe e Ronaldinho tentarão sair sorridentes do Engenhão (Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM)
O Flamengo poderá ser campeão invicto do Carioca pela quinta vez na sua história. Antes, o Rubro-Negro sagrou-se campeão sem ser derrotado nos anos de 1915, 1920, 1979 e 1996. Além disso, o time está invicto em toda a temporada. Com os dois amistosos realizados na pré-temporada em janeiro, soma 24 partidas de invencibilidade, sendo 16 vitórias e oito empates.
Neste sábado, Ronaldinho Gaúcho, que estava com um edema ósseo no joelho esquerdo, treinou e disse que está pronto para a decisão.
A responsabilidade maior é do Trem-Bala vascaíno, já que o Bonde rubro-negro tem vaga garantida na decisão do Carioca. O Vasco luta para vencer uma Taça Rio, fato que não acontece desde 2004, quando bateu o Fluminense. Além disso, também manteria vivo o sonho de conquistar o Carioca e matar o jejum de títulos de Primeira Divisão - o último foi o Carioca de 2003.
A Rede Globo transmite a partida ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos. O árbitro será Luiz Antônio Silva dos Santos, auxiliado por Ediney Guerreiro Mascarenhas e Marco Aurélio dos Santos Pessanha.

header o que esta em jogo
Vasco: uma vitória neste domingo (nos 90 minutos ou nos pênaltis) leva o time à final do Carioca e dá moral para um confronto com o próprio Flamengo. Mas há mais em jogo. Os torcedores e todos no clube estão engasgados com o histórico recente de fracassos contra o rival em decisões. Nas últimas cinco vezes em que cruz-maltinos e rubro-negros se enfrentaram, o time da Gávea levou a melhor. Na Colina, a expectativa é de que este jejum termine neste domingo.
Flamengo: depois de ter conquistado a Taça Guanabara, em final contra o Boavista, o time pode ser campeão carioca neste domingo. Caso vença o Vasco, evitará os dois jogos pela final da competição, manterá sua invencibilidade e aumentará a vantagem sobre o Fluminense em número de conquistas, transformando o placar em 32 a 30.

header as escalações 2
Vasco: Ricardo Gomes realizou alguns treinos sem a presença da imprensa no decorrer desta semana. Mas o próprio treinador garantiu que fica difícil esconder a escalação. A única dúvida para armar o Vasco é a lateral direita. Com Fagner recuperado, existe a possibilidade de o improvisado Allan perder a vaga. De resto, jogadores que foram poupados contra o Náutico voltam ao time. O Vasco deve entrar com: Fernando Prass, Fagner (Allan), Dedé, Anderson Martins e Ramon; Romulo, Fellipe Bastos, Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro.
Flamengo: com a presença de Ronaldinho Gaúcho, Vanderlei Luxemburgo não anunciou se o jogador atuará como meia ou atacante. Caso escale o camisa 10 na frente, o treinador poderá manter o meio-campo da vitória por 3 a 0 sobre o Horizonte, pela Copa do Brasil, com Willians, Renato, Thiago Neves e Bottinelli. Lesionado, Léo Moura foi vetado. Galhardo segue na lateral direita. A escalação do Rubro-Negro, então, seria: Felipe, Galhardo, Welinton, David Braz e Rodrigo Alvim; Willians, Renato, Thiago Neves e Bottinelli; Ronaldinho Gaúcho e Deivid.

header fique de olho 2
Vasco: Diego Souza foi poupado da partida contra o Náutico (pela Copa do Brasil), segundo Ricardo Gomes, para que aproveitasse o esquema especial montado pela comissão técnica. O treinador acha que o meia ainda não tinha aproveitado os treinos em sua plenitude em função de algumas dores. Agora, totalmente recuperado, ele conseguiu aproveitar.
Flamengo: depois de passar a semana inteira em tratamento por conta do edema ósseo no joelho esquerdo, Ronaldinho Gaúcho garantiu presença na decisão. O camisa 10 foi o autor do gol de falta que deu o título da Taça Guanabara sobre o Boavista. Renato, com seu potente chute de esquerda, e Thiago Neves, também são jogadores que podem decidir a partida.

header o que eles disseram
Ricardo Gomes, técnico do Vasco: '"A rivalidade com o Flamengo, todos conhecem bem. Para conseguir vitória é preciso entrar equilibrado emocionalmente e fazer um bom papel. Não é por acaso que o Flamengo está invicto. Temos que quebrar esta sequência."
Vanderlei Luxemburgo, técnico do Flamengo: "O título vale muita coisa, mas temos um projeto mais ambicioso do que um jogo. Se perdemos, vem a intranquilidade? Não é assim. O Flamengo tem planejamento e metas, como a conquista de vagas em torneios importantes como a Libertadores"

header números e curiosidades
* Nos últimos 30 jogos disputados entre Vasco e Flamengo, apenas um terminou com uma vitória por mais de dois gols de diferença. Foi na vitória do Vasco por 3 a 0, no Campeonato Carioca de 2007, gols de Leandro Amaral, Abedi e Romário (que chegou então a 999 na carreira). Nesses 30 jogos, apenas uma partida terminou sem gols, pelo Campeonato Brasileiro de 2010.
* Está é apenas a terceira vez que Vasco e Flamengo se enfrentam no Engenhão na história do confronto. Na primeira, pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro 2010, houve empate por 1 a 1, com gols marcados por Cesinha e Renato Abreu. No segundo jogo, pela Taça Guanabara deste ano, a vitória foi rubro-negra: 2 a 1, gols marcados por Deivid e Thiago Neves, com Romulo descontando.
* Vasco e Flamengo já decidiram em duas oportunidades a Taça Rio. Cada equipe conquistou um título. Em 1996, as duas equipes empataram por 0 a 0. O Fla tinha a vantagem do empate e foi campeão. Em 1999, o Vasco derrotou o Flamengo por 2 a 0, com dois gols de Edmundo.

header último confronto v2
No último encontro entre Vasco e Flamengo, o Rubro-Negro saiu com a vitória. O Vasco estava no auge da sua crise, após as três derrotas consecutivas na Taça Guanabara deste ano. Comandado por Gaúcho, que substituiu de maneira interina o recém-demitido Paulo César Gusmão, o Vasco não contou com Felipe e Carlos Alberto, afastados. Bem armado, o Flamengo venceu com gols de Deivid e Thiago Neves. Romulo descontou. O Vasco entrou com: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Anderson Martins e Ramon (Márcio Careca); Eduardo Costa, Romulo, Allan (Misael) e Jeferson; Eder Luis (Patric) e Marcel. Já o Flamengo de Luxemburgo entrou com: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, David e Egídio; Maldonado, Willians, Renato Vander (Fierro) e Thiago Neves (Marquinhos); Deivid (Wanderley).

Nenhum comentário:

Postar um comentário