Por Ítalo Souza, especial para o DIARIODENATAL.COM.BR
O aeroporto internacional Augusto Severo será analisado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) dentro de um processo com prazo final em 2013 para a concessão do Certificado Operacional Definitivo, de acordo com as regras da Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci). As regras são direcionadas a todos os aeroportos do país que tenham circulação de mais de um milhão de passageiros por ano.
O aeroporto Augusto Severo, inaugurado em março de 2000, atualmente tem uma capacidade estimada para 1,5 milhão de passageiros por ano. Segundo o superintendente do aeroporto Augusto Severo, Usiel Vieira, diante do processo para obtenção do Certificado Operacional de Aeroportos algumas etapas devem ser cumpridas, tanto pela Administração do Aeroporto Augusto Severo, quanto pela equipe de inspeção do Órgão Regulador.
“Em 2009 foi criado um cronograma e desde então a Administração Aeroportuária tem cumprido os prazos estabelecidos pela Agência. Em março de 2010, a Infraero entregou para a ANAC o Manual de Operações Aeroportuárias – MOPS. Em fevereiro deste ano, obtivemos daquele Órgão Regulador o Atestado de Capacidade Técnica do Serviço de Salvamento e Combate a Incêndio – ACOP, que é um dos pré-requisitos para Certificação”, afirmou o superintendente.
Alguns dos itens considerados de grande relevância para a certificação são a pista de pouso e os planos de emergência possíveis para o local. Aspectos como as filas de embarques e o tempo de devolução de bagagem não entram na análise. O Certificado Operacional serve para atestar que os padrões de operação e de segurança do terminal estão dentro de parâmetros internacionais, atendendo as exigências da aviação civil e de segurança aos passageiros que utilizam este serviço.
Certificação
De acordo com informações publicada pela Folha Online nesta semana, o Aeroporto de Guarulhos tornou-se o primeiro da América do Sul a receber este Certificado Operacional Definitivo. Até o momento, o Brasil tem dezenove terminais em processo de certificação, entre eles o Augusto Severo, que é o quarto maior aeroporto da Região Nordeste em número de passageiros e o 15º mais movimentado do Brasil. "Depois do primeiro, os outros vão de uma forma menos trabalhosa, em função de nós termos um processo consolidado”, disse o superintendente de infraestrutura da Anac, José Vieigas, durante entrevista ao portal.
O aeroporto Augusto Severo, inaugurado em março de 2000, atualmente tem uma capacidade estimada para 1,5 milhão de passageiros por ano. Segundo o superintendente do aeroporto Augusto Severo, Usiel Vieira, diante do processo para obtenção do Certificado Operacional de Aeroportos algumas etapas devem ser cumpridas, tanto pela Administração do Aeroporto Augusto Severo, quanto pela equipe de inspeção do Órgão Regulador.
“Em 2009 foi criado um cronograma e desde então a Administração Aeroportuária tem cumprido os prazos estabelecidos pela Agência. Em março de 2010, a Infraero entregou para a ANAC o Manual de Operações Aeroportuárias – MOPS. Em fevereiro deste ano, obtivemos daquele Órgão Regulador o Atestado de Capacidade Técnica do Serviço de Salvamento e Combate a Incêndio – ACOP, que é um dos pré-requisitos para Certificação”, afirmou o superintendente.
Alguns dos itens considerados de grande relevância para a certificação são a pista de pouso e os planos de emergência possíveis para o local. Aspectos como as filas de embarques e o tempo de devolução de bagagem não entram na análise. O Certificado Operacional serve para atestar que os padrões de operação e de segurança do terminal estão dentro de parâmetros internacionais, atendendo as exigências da aviação civil e de segurança aos passageiros que utilizam este serviço.
Certificação
De acordo com informações publicada pela Folha Online nesta semana, o Aeroporto de Guarulhos tornou-se o primeiro da América do Sul a receber este Certificado Operacional Definitivo. Até o momento, o Brasil tem dezenove terminais em processo de certificação, entre eles o Augusto Severo, que é o quarto maior aeroporto da Região Nordeste em número de passageiros e o 15º mais movimentado do Brasil. "Depois do primeiro, os outros vão de uma forma menos trabalhosa, em função de nós termos um processo consolidado”, disse o superintendente de infraestrutura da Anac, José Vieigas, durante entrevista ao portal.
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