domingo, 19 de junho de 2011

Arroz-doce: uma receita simples e que não pode faltar na mesa da festa junina

Experimente acrescentar canela à sua receita. O prato vai ficar irresistível e todo mundo vai adorar a sobremesa.

O São João está chegando e o portal Nominuto.com está em ritmo de festa, para animar seu arraial preparamos para você uma deliciosa sobremesa junina, o arroz-doce, que é uma herança dos portugueses.

As festas juninas são celebrações em homenagem a santos católicos, as quais ocorrem no mês de junho, de onde deriva o nome "junina".

Na época da colonização, os lusitanos trouxeram a festa de São João para o Brasil e, com ela, algumas receitas típicas. E essa é a melhor época para comer guloseimas.

Dentre as comidas típicas da festas juninas destacam-se os doces, principalmente os de milho como canjica e a pamonha, além de arroz doce, bolo de fubá, bolo de milho, cuscuz, doce de leite, paçoca e pé-de-moleque.

Já os salgados que incrementam uma mesa juninas, tal qual os doces, destacam-se aqueles feitos de milho como a pamonha salgada, pipoca e o milho verde com sal.

Foto: Gerlane Lima
Legenda da foto
Essa receita que escolhi é um dos mais apreciados doces caseiros. É simples, não leva leite condensado, nem leite de coco, nem creme de leite, mas é sem dúvida muito saborosa. Como diz a dona de casa Carmem Núncia Souza. Ela vai ensinar a fazer essa sobremesa típica e que não pode faltar na mesa da festa junina.

Se está achando muito simples, não se assuste, “as coisas simples e feitas com amor são as mais gostosas e que mais rendem”, lembra Carmem Souza.

O arroz-doce também é uma boa pedida nos tempos de chuva, uma vez que ele também pode ser servido quente. Então vamos mãos à obra.

Ingredientes:
Duas xícaras (café) de arroz cozido e sem tempero
Quatro xícaras (café) de leite
2 xícaras (café) de açúcar
Paus de canela a gosto
Canela em pó a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o arroz e o leite e deixe apurar no fogo médio por cerca de 15 minutos ou até reduzir parte do líquido. Acrescente o açúcar e deixe ferver, sempre mexendo para não grudar na panela, deixe apurar por mais dez minutos ou até que comece a ficar cremoso.

Está pronta a sobremesa junina. Despeje em uma travessa ou em taças e polvilhe a canela. Também se pode usar diversos temperos, tais como cravo, raspas de casca de limão e outros. Pode render até quatro porções. E pode servi-lo quente ou gelado.
Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário