segunda-feira, 6 de junho de 2011

Fundador do "Peixe Urbano" fala sobre sucesso e negócios

Dnonline

 (Ana Amaral/DN/D.A.Press)
Da Redação do Poti
O sócio-fundador e CEO do Peixe Urbano Brasil, Júlio Vasconcelos, esteve em Natal a convite da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas para palestrar sobre o sucesso do site de compras coletivas no Brasil na 15º edição Convenção de Comércio e Serviços do RN.
Formado em finanças e marketing pela Wharton, Vasconcelos morou por cinco anos no Vale do Silício, polo mundial da internet e do empreendedorismo, onde fez um MBA na Stanford University e trabalhou em um canal de redes sociais americano. O jovem empreendedor contou sobre o nascimento do maior site de compras coletivas do Brasil, o Peixe Urbano e explicou o processo de desenvolvimento e os futuros projetos da empresa, dando uma lição de empreendedorismo.

Como surgiu a idéia de criar um site de compras coletivas no Brasil?


A ideia de criar um site de compras coletivas surgiu do meu tempo de trabalho na Califórnia, no Vale do Silício. Trabalhava lá com redes sociais e criação de aplicativos, e essa febre que está acontecendo agora aqui no Brasil já ocorria nos EUA. E eu atentei para isso como um bom caminho de aposta, eu queria abrir um web negócio. O Brasil é um país de pessoas que gostam de descontos e não seria difícil implantar um sistema como esse por esses lados. A pessoa compra a promoção e decide compartilhar com os amigos.

O investimento para que o negócio desse certo foi alto?


O nosso maior investimento foi o nosso tempo. Investimos apenas R$ 30 mil para alavancar o site. Muitas pessoas se interessaram pelo modelo e quiseram investir também.

Qual a marca de usuários e volume de vendas que o Peixe Urbano já alcançou?

Temos crescido absurdamente. Mais de 10 milhões de usuários, em mais de 60 de cidades no Brasil. Já chegamos na Argentina e nos estabelecemos em duas cidades. A proposta é essa, de crescermos cada dia mais. Desde o começo já vendemos seis milhões de cupons e geramos R$400 milhões em economia. Além de precursores, somos líderes no Brasil e estamos em terceiro lugar na Argentina.

E quanto a concorrência do Groupon, como vocês encaram isso?

A nossa equipe tem 600 funcionários. Cada cidade tem a sua equipe. O nosso marketing é muito a propaganda "boca a boca". As pessoas ajudaram a acelerar o crescimento do canal. Com mais de mil sites concorrendo conosco, vemos uma consolidação da indústria de compras coletivas. Mas muitos não têm a visão empreendedora e acabam falindo, desistindo ou vendo que aquele não era bem o negócio que eles queriam para eles.
Quanto à concorrência do grande inventor, o Groupon, aqui no Brasil, não temos sido prejudicados. O modelo internacional deles traz desvantagens, pois não há adaptação ao mercado local. Temos que ter o foco e o apelo ao mercado brasileiro, por isso estamos com mais de três milhões de usuários à frente do Groupon. O Peixe Urbano é líder com uma larga margem de espaço no Brasil. Mesmo com um concorrente com muito dinheiro, e que investe em marketing e propagandas em televisão e rádio, nós conseguimos manter a liderança, pois temos um marketing pessoal muito forte. As pessoas gostam e não deixam de espalhar a notícia.

Quais são os futuros projetos do Peixe Urbano?

Queremos alcançar toda a América Latina, sabendo que esse negócio tende a crescer a cada dia que passa. Crescemos mais nos últimos três meses do que em todo o nosso primeiro ano. E crescemos mais no último mês de maio do que em qualquer um dos meses anteriores. Então, sabemos que temos muito para crescer. Queremos ir para mais cidades brasileiras e sair para outros países continentais. E queremos melhorar também as ofertas atuais, sempre trazendo novidades para os nossos clientes. Eles devem ser o foco e eles são o foco da nossa empresa. Por isso temos evoluído tanto.

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