sexta-feira, 8 de julho de 2011

Governadora e Ministro da Pesca assinam termo de cooperação

Visitando o Rio Grande do Norte nesta sexta-feira, 08, o ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira reafirmou que o Rio Grande do Norte é de extrema importância para alavancar a balança comercial brasileira. A governadora Rosalba Ciarlini; o secretário de Estado da Agricultura da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado; o vice-presidente da Fiern, Amaro Sales e empresários do setor, assistiram ao descarregamento do pescado armazenado, nos primeiros três meses de atividade de embarcações japonesas no litoral potiguar, e em seguida foi firmado o termo de cooperação técnica para educação profissional no setor da pesca do Rio Grande do Norte.

Recentemente, o Brasil e o Japão firmaram uma parceria de dois anos para a expansão da pesca oceânica e aproveitamento da cota internacional de pesca destinada ao País, que captura menos da metade das cerca de 12 mil toneladas/ano de atum das quais teria direito. Atualmente, são 16 barcos de bandeira japonesa em atividade pesqueira no Estado. Com a parceria, a expectativa é a fatia da produção mundial de atum do Brasil cresça de 1,5% para 25%.

Para capacitar brasileiros aptos a trabalhar nessas embarcações, o Senai, em parceria com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), capacitarão mão de obra especializada. Será instalado em Santa Cruz, região do Trairi, um centro de referência para a pesca de atum. O Centro contará com um simulador de operação de barcos cedido pelo governo japonês. Também será montado um Centro de Treinamento em Natal. A expectativa é que, com a preparação de mão de obra potiguar, sejam criados cerca de 2.200 empregos diretos e indiretos. Já foram capacitados 62 trabalhadores e uma nova turma com 250 alunos já está pronta para começar.


A governadora Rosalba Ciarlini destacou o benefício da parceria com o governo do Japão e Governo Federal para o Rio Grande do Norte. “Estamos fortalecendo nossas atividades e nos tornaremos em breve um dos maiores produtores de pescado mundial. O avanço tem que se dar através da capacitação da nossa gente, explorando os potenciais da nossa terra, nossa visão é essa. O Rio Grande do Norte está fazendo sua parte dentro do cenário global e já podemos ver nossos avanços”, disse Rosalba Ciarlini.


A Governadora entregou ainda, ao ministro Luiz Sérgio, um documento no qual pleiteava mais benefícios para o Estado, entre eles um projeto com a Universidade Federal do Semi Árido, Ufersa, para a inclusão dos estudantes do curso de Engenharia de Pesca no contexto do programa de capacitação.


Também participaram da cerimônia de assinatura do termo de cooperação técnica, o ministro da Previdência, Garibaldi Alves; o senador Henrique Alves e a deputada federal, Fátima Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário