Ronaldinho e Juninho: capitães dos rivais no clássico(Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
Com 35 pontos, o Flamengo ocupa a segunda posição e pode chegar à liderança se vencer o rival e contar com um tropeço do Corinthians, primeiro colocado com 37. Já o Vasco, que é o quinto, com 34 pontos, tomará o lugar do Rubro-Negro se ganhar. O caso mais próximo ao deste domingo foi em 1999: na primeira fase do Brasileirão, o Flamengo era o vice-líder, e o Vasco, o quinto colocado. Os cruz-maltinos ganharam por 1 a 0, gol de Juninho Pernambucano.
De volta ao Vasco, o Reizinho será um dos personagens da partida deste domingo. Do outro lado estará Ronaldinho Gaúcho, que vai travar um duelo à parte com o zagueiro Dedé, seu companheiro de Seleção Brasileira. O time cruz-maltino chega ao clássico acumulando três rodadas de invencibilidade no nacional (duas vitórias e um empate), embora tenha sido derrotado pelo Palmeiras (3 a 1) na Sul-Americana. Já o Flamengo vem de três partidas sem vitórias (uma derrota e dois empates), mas bateu o Atlético-PR na Arena da Baixada pelo torneio continental.
A partida terá arbitragem de Péricles Bassols (Fifa/RJ), auxiliado por Dibert Pedrosa Moisés (Fifa/RJ) e Luiz Antônio Muniz de Oliveira (RJ). A TV Globo transmite o jogo para toda a rede, exceto os estados da BA, RS, SP, PR e MG e a cidade de Caruraru (PE). As cidades de Curitiba, Foz do Iguaçu (PR) e Juiz de Fora (MG) e Santos (SP) assistem ao clássico carioca. O canal Premiere exibe o jogo para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real.

Vasco: numa disputa direta, o Vasco busca superar superar seu rival da tabela do Campeonato Brasileiro. Se vencer, pode pular para a segunda posição, igualando o Corinthians e ficando em segundo lugar apenas na diferença de saldo de gols. Portanto, derrotar o Flamengo no clássico pode fazer o time cruz-maltino começar o segundo turno embalado.

Vasco: Ricardo Gomes ganhou um problema de última hora. Por causa da negociação com o Al-Jaish, do Qatar, Anderson Martins não foi relacionado para o clássico. Juninho Pernambucano, que foi poupado na última quinta-feira, retorna ao time. Julinho, que se recupera de lesão, deve ser escalado pelo treinador. O Vasco deve entrar em campo com a seguinte formação: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva e Julinho; Jumar, Romulo, Juninho Pernambucano e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro.

Vasco: negociado com um clube do Qatar, Anderson Martins está fora do jogo. Felipe se recupera de uma cirurgia no joelho direito e o volante Nílton ainda estão entregues ao departamento médico.

Vasco: Élton, Fagner, Felipe, Jumar, Leandro e Romulo.

Vasco: autor do gol que deu a vitória ao Vasco na única disputa direta na ponta da tabela numa etapa de pontos corridos do Brasileiro, Juninho Pernambucano é o ponto de equilíbrio da equipe. Com sua experiência, é responsável por orientar a defesa e articular as jogadas de ataque, servindo o trio Diego Souza, Eder Luis e Alecsandro. Será a primeira vez que o capitão enfrenta o maior rival vascaíno desde 2000.

Ricardo Gomes, técnico do Vasco: "São dois times que vivem grande momento e vão realizar um grande jogo. Em termos de classificação será muito importante, mas também não é o último jogo do ano. O vitorioso sai fortalecido moralmente para buscar voos maiores.”

* A última derrota do Flamengo para o Vasco foi em 22 de março de 2009, quando o time cruz-maltino fez 2 a 0, pelo Campeonato Carioca. Desde então, foram seis clássicos, com trÊs vitórias rubro-negras e três empates. Já pelo Brasileirão, o jejum vascaíno é de cinco anos ou seis jogos. O último resultado positivo foi em 26 de outubro de 2006 - 3 a 1 para o Vasco.
* Além do jogo de 1999, Flamengo e Vasco protagonizaram outros confrontos diretos em Brasileiros, mas em fases decisivas. Em 1983, o confronto foi válido pelas quartas de final, com o Rubro-Negro levando a melhor. Em 1992, na fase semifinal - com grupos -, o Flamengo venceu por 2 a 0 e houve empate em 1 a 1. Em 1997, na mesma situação, o Vasco passou com empate em 1 a 1 e goleada por 4 a 1.
* Edmundo é o maior artilheiro do clássico pelo Campeonato Brasileiro, com oito gols marcados, todos pelo time cruz-maltino. Atrás dele estão Roberto Dinamite (sete gols) e Zico (cinco).

Nenhum comentário:
Postar um comentário