Na manhã desta sexta-feira (5), a governadora Rosalba Ciarlini participou da solenidade de entrega de dez cadeiras de rodas especiais para para-atletas que disputarão o Campeonato da região Nordeste de basquete paraolímpico. O evento foi realizado no Auditório da Governadoria, onde foi feito o repasse simbólico dos aparelhos aos esportistas presentes.
A entrega das cadeiras teve a participação do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, dos secretários de Estado do Trabalho e da Assistência Social (Sethas), Luiz Eduardo Carneiro Costa, e da Justiça e Cidadania, Thiago Cortez, da presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern), Bernardete Cordeiro, e do presidente do Clube de Basquete Paraolímpico do Rio Grande do Norte (Os Tigres), Eduardo Gomes.
As cadeiras entregues aos atletas são desenvolvidas especificamente para a modalidade e produzidas sob medida para jogadores de alto rendimento. De acordo com Adriano Gomes, “as cadeiras vão nos dar, com certeza, condições de lutar em igualdade com outras equipes que são fortes e preparadas para a competição em nível regional”.
O ministro Garibaldi Filho enfatizou o “brilhantismo” da equipe de basquete e comentou que os jogadores “estão nos dando uma lição de vida escrita com muita garra e determinação. Como representante do Governo Federal, trago a notícia do empenho na política de valorização dos atletas paraolímpicos. Por isso, quero pedir que a nossa governadora continue a apoiar os que precisam, para podermos comemorar com grandes vitórias nas quadras”.
Além das doações, Rosalba Ciarlini deu mais uma boa notícia para os atletas presentes. A governadora anunciou o patrocínio aos atletas por meio da Companhia Potiguar de Gás (Potigás). A cessão da contrapartida será uma maneira eficaz de divulgar o estado em competições espalhadas por todo o Brasil.
“A vontade de jogar mostra a capacidade de superação desses atletas. Eles fazem com que o esporte esteja presente na vida de todos. O Governo está preocupado em promover ações voltadas a atender a todos os que precisam, de uma maneira ou de outra, principalmente por causa da grande capacidade de recuperação das pessoas que estão aqui hoje. Isso mostra um cuidado da administração com a inclusão e participação daqueles que precisam de atenção especial”, declarou Rosalba Ciarlini.
Superação
De acordo com o secretário de Estado do Trabalho e da Assistência Social (Sethas), Luiz Eduardo Carneiro Costa, o investimento do Estado nas cadeiras foi de R$ 40 mil. Entretanto, o valor para os atletas foi bem maior.
É o caso de José David de Souza Filho, considerado um dos melhores atletas de basquete do Brasil. Aos 17 anos, o jogador sofreu um grave acidente de moto, foi submetido a 14 cirurgias e passou por uma difícil fase de reabilitação. Um ano depois, David corria muito mais do que apenas atrás da bola. Tentava reconquistar seu espaço na sociedade e o esporte foi o caminho mais fácil para vencer o difícil processo.
Em 22 anos de quadras, David José passou pela seleção brasileira e nordestina de basquete, foi eleito para o All Star no Rio de Janeiro em 1994, evento que contempla a participação dos melhores atletas escolhidos por voto popular. Em seguida, passou por Paraíba e Pernambuco, e chegou a jogar por quatro clubes no Rio Grande do Norte. Na última competição, no Campeonato do Nordeste de 2010, ele foi o terceiro cestinha da disputa ao marcar 79 pontos.
Em 2011 chegou a cogitar a aposentadoria, mas declinou da ideia após receber a cadeira específica para as disputas dos próximos campeonatos. “Já tinha pensado em me aposentar das quadras, mas decidi continuar porque a chegada do novo equipamento me deu um novo ânimo”, completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário