quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Pronatec começará a ser debatido nos estados amanhã

A professora e presidenta da Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara dos Deputados, Fátima Bezerra, participará amanhã (11/6), em Fortaleza, de um seminário, promovido pela CEC para debater o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego). Este será o primeiro de uma série de audiências que a Comissão vai promover para debater o Programa. Em Natal, o seminário será no dia 25 de agosto.

Além da deputada, também estarão presentes no seminário em Fortaleza o relator do Pronatec (PL 1209/11) na CEC, deputado Biffi; o deputado Artur Bruno (PT/CE) e outros parlamentares cearenses. “Queremos, com esses seminários, mostrar para as pessoas sociedade as alternativas de educação profissional que elas terão acesso com o Pronatec para que as pessoas possam, no futuro, cobrar a efetiva implementação dessas medidas”, afirmou Fátima Bezerra.

O Pronatec propõe a expansão da rede federal de educação técnica e tecnológica, o fortalecimento do programa Brasil Profissionalizado e do Programa de Escola Técnica Aberta do Brasil e a ampliação da parceria com o Sistema S, que passará a oferecer mais cursos técnicos gratuitos.

Depois do seminário em Fortaleza (CE), serão realizados encontros em Campo Grande (MS), 15/8; Florianópolis, 18/8; Natal, 25/8; Porto Alegre, 13/9; Salvador, 15/9; Vitória, 20/9, além de Palmas e Belém, que ainda não têm definida a data.

Votação - Hoje (10/6), na reunião ordinária da CEC, a deputada Fátima Bezerra deu informes sobre a tramitação do Pronatec (PL 1209/11). “O relatório conjunto, fechado pelos quatro deputados-relatores, já está quase pronto. Está sendo feito um esforço muito grande para seja construído um texto consensual e já estamos perto de fecharmos um texto final”, adiantou.

O PL 1.209/11 tem como relatores os deputados Biffi (PT/MS), na Comissão de Educação e Cultura; Alex Canziani (PTB/PR), na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público; Júnior Coimbra (PMDB/TO), na Comissão de Finanças e Tributação e Jorginho Mello (PSDB/SC), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário