Diante do auditório lotado do Centro de Convivência dos Idosos, a deputada federal lembrou alguns dos avanços que o Governo Federal empreendeu no campo da Educação nos últimos oito anos – a multiplicação das unidades de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, interiorização dos campi universitários, construção de creches, chegada do transporte escolar a vários municípios, entre outras conquistas - e argumentou por que defende que a proposta inicial do percentual do financiamento para a Educação do Governo Federal, 7% do PIB, deve aumentar para 10%.
“Ao aprovar o Fundeb, nós trouxemos mais dinheiro para a Educação. Em 2003 o repasse do Governo Federal para a Educação Básica foi R$ 300 milhões, e hoje são R$ 9,6 bilhões. Por isso tivermos tantos avanços, porque o governo passou a investir em Educação. Mas ainda é muito pouco: precisamos colocar mais dinheiro para fazer muito mais”.
Uma das mudanças que fazem parte do esforço cotidiano da deputada federal na CEC é aprovar a emenda que eleva o piso salarial do Magistério. “Ao invés de aproximar, como está no texto original do PNE, nós queremos equiparar o piso salarial dos profissionais de educação ao piso salarial das demais categorias de nível superior”.
Veja a apresentação do Plano Nacional de Educação e seus principais desafios aqui.
Para Fátima Bezerra, a oportunidade de apresentar as grandes questões do momento que giram em torno da Educação é importante porque mobiliza a sociedade para aprovação das emendas que encontram resistência no Congresso Nacional, principalmente as relacionadas aos recursos. “Nós esperamos que esse trabalho de formiguinha em todo o país ecoe no Congresso Nacional e assim a gente possa aprovar um PNE mais ousado”.
A II Conferência Municipal de Educação teve como objetivo elaborar as metas e diretrizes do primeiro Plano Municipal de Educação da cidade. Compuseram a mesa o prefeito Antelmar Pereira da Silva, conhecido por Babá (PP), o vice-prefeito Miguel Salustiano (PT), o secretário municipal de Educação, Manoel Amador Soares Neto, o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), vereador José Emerson (PT), e o presidente da Câmara Municipal, José Miguel de Menezes Junior.
Após a apresentação de Fátima Bezerra, o secretário executivo adjunto do Ministério da Educação e também coordenador do Fórum Nacional da Educação, o potiguar Francisco das Chagas, deu uma importante contribuição ao debate falando sobre as metas do PNE.
Miguel Salustiano e o estádio de futebol
Logo depois, em entrevista `a rádio Cidadã, Fátima Bezerra falou sobre o papel de ligação entre a prefeitura e o governo federal que o mandato vem desempenhando e os benefícios que essa parceria traz para a infraestrutura turística, urbanística, de transporte e de esportes do município.
Recentemente a cidade foi contemplada com uma creche, dois transportes escolares e recebeu 500 bicicletas e capacetes do programa federal Caminho da Escola.
A deputada federal deixou claro que nome do vice-prefeito Miguel Salustiano é uma das apostas do PT para 2012. “ Temos o sonho de fazer de Miguel prefeito de São Tomé”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário