A nova câmara frigorífica tem capacidade para 21 cadáveres, ao invés dos 18 que cabem na atual, e será instalada após reforma no necrotério. O equipamento oferecerá melhores condições de trabalho para os peritos e necrotomistas, que não precisarão mais entrar no ambiente refrigerado onde ficam os corpos, pois o modelo adquirido recentemente é um dos mais modernos do mercado, completamente estruturado em aço inoxidável, com bandejas que são retiradas dos compartimentos através de portas, com auxílio de um carrinho-elevador hidráulico.
Com o início da reforma no necrotério, os exames cadavéricos serão feitos em outro local, provavelmente no Setor de Biociências do campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O diretor do Itep, Nazareno de Deus Medeiros Costa, disse que assumiu o Instituto, em janeiro deste ano, no mais completo abandono. Ele afirmou que, apesar das dificuldades financeiras, a gestão da governadora Rosalba Ciarlini sempre demonstrou atenção com o Itep. “Já suprimos a falta de muitos materiais, como de expediente e de limpeza, adquirimos substâncias laboratoriais, reformamos e equipamos nosso laboratório de toxicologia em Natal, que simplesmente não funcionava, contratamos uma empresa terceirizada para manter as nossas instalações limpas, na capital, em Mossoró e Caicó, vamos reformar agora o necrotério, que vivia em estado de quase completo abandono".
O diretor destacou ainda que as medidas que estão sendo tomadas têm o objetivo de resgatar a dignidade do Instituto Técnico-Científico de Polícia. “As antigas gestões jamais demonstraram atenção com o Itep e, por isso, hoje enfrentamos tantas dificuldades, que estão sendo vencidas graças ao apoio do Governo e de funcionários comprometidos com a sociedade”, disse Nazareno de Deus, que trabalhou durante muitos anos como médico-legista do Instituto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário