quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Governadora visita obras do Aeroporto de São Gonçalo com representantes do Consórcio Inframérica

Na tarde desta terça-feira (04), a governadora Rosalba Ciarlini fez mais uma visita ao Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, desta vez acompanhada por representantes do Consórcio Inframérica, que é formado pela Engevix e a Corporacion Argentina e irá executar as obras dos terminais de passageiros e cargas do aeroporto.

Ao diretor executivo da Engevix, Gerson de Mello Almada, Rosalba Ciarlini voltou a afirmar que espera a conclusão dos terminais de passageiros e cargas para 2013 e solicitou o aproveitamento prioritário de mão de obra local. “Estamos já com o projeto da nossa escola técnica, que chamamos de Cefern, saindo do papel, com esse Centro traremos ensino de qualidade aos jovens da região, que terminarão o ensino médio já capacitados profissionalmente para atuarem nas atividades direcionadas ao comércio, exportação além cursos técnicos voltados para estruturas e equipamentos aeroportuários”, disse a governadora.

Quanto às ligações com as BR 406 e 304, a governadora Rosalba Ciarlini disse que as obras devem começar ainda este ano. “Estamos com tudo licitado, licenças ambientais expedidas e recursos disponibilizados pelo Ministério do Planejamento”, afirmou. De acordo com a governadora o Aeroporto de São Gonçalo trará apoio logístico não só para a América do Sul, mas também outros continentes, devido sua natureza de hub, um tipo de aeroporto central que faz ligações com outros terminais. “Teremos um grande aumento do tráfego aéreo, mas o novo aeroporto não inutilizará o aeroporto Augusto Severo, que continuará em funcionamento, porém com características diferentes”, disse a governadora.

Já foram investidos cerca de R$ 155.758.780,06 na obra e concluídos importantes itens como terraplanagem 85%, pavimento flexível 75%, pavimento rígido 25%, balizamento e navegação aérea 40%, drenagem 40%, proteção vegetal 20%, estando já prontas a pista de pouso e decolagem e a de taxiamento.

Segundo o prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado, instalações de de água e esgotos já estão sendo encaminhados. “A documentação para a instalação de água já foi feita, agora devemos licitar os projetos de esgotos”, disse Jaime.

De acordo com Gerson de Mello, a Engevix trabalha atualmente no Brasil com o projeto de sete aeroportos e a execução de um aeroporto em Manaus, no estado do Amazonas. “Aqui no Rio Grande do Norte estamos atuando há sete anos, contratados pela Infraero supervisionando a construção das pistas, e pude perceber um grande empenho desta gestão, muito ativa. Em almoço mais cedo com a classe empresarial também é patente o interesse pela conclusão do aeroporto”, disse o Gerson de Mello.

Também participaram da visita o prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado; os secretários de Estado Benito Gama (Desenvolvimento Econômico); e Demétrio Torres (Extraordinária da Copa e DER); e o vice-presidente da Engevix, Wilson Viana e Martín Eurnekian e Ezequiel Barrenechea, da Corporácion América e o gerente de empreendimentos da Infraero, engenheiro civil Ibernon Martins Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário