sábado, 29 de outubro de 2011

Na luta pelo bi, Brasil faz final histórica com Cuba no vôlei

 
Depois de vencer jogo duro contra Argentina, Brasil enfrenta Cuba na final. Foto: Luiz Pires/ Vipcomm/Divulgação Depois de vencer jogo duro contra Argentina, Brasil enfrenta Cuba na final
Foto: Luiz Pires/ Vipcomm/Divulgação
Um duelo que promete ser épico marca a final do vôlei masculino nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Brasil e Cuba se enfrentam, neste sábado, às 23h (de Brasília), pela sexta vez na decisão do evento e devem fazer uma partida tensa e muito emocionante.

Veja todos os resultados do Pan
Confira o quadro de medalhas
Assista aos vídeos do Pan de Guadalajara
Veja todos os ouros conquistados pelo Brasil

Tanto Brasil quanto Cuba chegam invencíveis à final. A equipe brasileira, que mescla jogadores novatos e alguns experientes, como Bruninho e Gustavo, só tomou um susto dos Estados Unidos e Argentina ao começar perdendo as partidas, mas conseguiu virar.

A semifinal contra a Argentina, nesta quinta, não foi fácil. Os argentinos fecharam o primeiro set na vantagem e, mesmo com o Brasil voltando mais articulado, lutaram até o rival decretar o triunfo por 3 sets a 1.

O jogo entre Cuba e México pelas semifinais foi ainda mais eletrizante. Os cubanos começaram ganhando o primeiro set, mas foram surpreendidos pelos donos da casa, que, com o ginásio cheio de torcedores, viraram o jogo e abriram 2 a 1. Cuba, no entanto, conseguiu se recuperar, venceu o quarto set e fechou o tie-break em 17 a 15.

Já foram cinco finais que os brasileiros travaram contra os cubanos. Cuba se saiu melhor em quatro dos duelos, e a equipe verde e amarela venceu só em Caracas 1983. Cuba também é a seleção com mais ouros em Pan-Americanos. Ao todos são cinco: Cali 1971, Cidade do México 1975, San Juan 1979, Havana 1991 e Winnipeg 1999. O país ainda tem três pratas e três bronzes.

No entanto, os anos 2000 marcaram a hegemonia do vôlei brasileiro no mundo. Nesse período, a Seleção ganhou ouro na Olimpíada de Atenas (2004) e prata em Pequim (2008), duas Copas do Mundo (2003 e 2007), três Mundiais (2002, 2006 e 2010) e oito ligas mundiais. Além disso, a Seleção luta pelo bicampeonato no Pan, pois levou o ouro no Rio 2007.

O duelo decisivo deste sábado ainda tem outro ingrediente especial, já que Brasil e Cuba travam disputa acirrada pelo segundo lugar no quadro de medalhas. Os cubanos levaram 15 ouros na sexta-feira e abriram vantagem nesta reta final.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmite simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular. Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina realiza a mais completa cobertura da competição que acontece de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a reação dos atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade. Nas redes sociais, você acompanha a cobertura dos Jogos na fanpage do Terra, e confere os bastidores em tempo real no Facebook e no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário