sábado, 3 de dezembro de 2011

Ex-presidente Lula está disposto a reaproximar PT e PSB

Da redação do Diário de Pernambuco

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá ganhar o título de “pacificador” no conflito que envolve petistas e socialistas no estado. Ao conversar, ontem, com o senador Humberto Costa (PT), em São Paulo, Lula se colocou à disposição dos aliados para encontrar uma solução de consenso para todos. Na verdade, o ex-presidente fortaleceu o posicionamento de manter a unidade da base nas eleições de 2012. “Ele disse que se for chamado poderá contribuir para achar uma saída satisfatória”, revelou Humberto.

A disposição do ex-presidente chega na hora em que um novo conflito abala a relação entre o PT e o PSB: a decisão do ex-deputado Sebastião Rufino (PSB) de entrar com uma ação na Justiça contra o deputado Odaci Amorim (PT). Ele questiona a infidelidade partidária. “Esse é um direito que o suplente tem. Agora, Rufino não foi questionado pelo (antigo) partido quando decidiu mudar de legenda”, disse Humberto referindo-se ao fato do ex-deputado ter trocado o DEM pelo PSB.

Sobre a possibilidade do socialista deixar a Secretaria de Habitação do Recife, o senador argumentou que, caso ele tome essa decisão, não significa um rompimento do PSB com o prefeito João da Costa (PT). “O PSB tem outras pessoas na prefeitura. Agora, quem vai discutir essa questão é o prefeito. Nem deveria falar sobre isso”, amenizou. O petista também não quis comentar o acirramento do desgaste entre João Paulo e João da Costa, em particular sobre discutir qual deles deve disputar a eleição do Recife no próximo ano. “Só vamos tratar de candidaturas em 2012”, resumiu.

Na conversa com Lula, o senador afirmou que eles trataram de política, mas analisando os fatos por ótica mais nacional, da conjuntura internacional e do governo da presidente Dilma Rousseff (PT). “Perguntei do Recife quando estava saindo”, frisou. Humberto se reuniu com o ex-presidente na residência de Lula, em São Bernardo do Campo (SP), onde se recupera de um câncer na laringe. Além de Humberto, também esteve presente ao encontro o senador Jorge Viana (PT/AC). “Lula está otimista e os médicos também. Eles acreditam que o tratamento resultará na cura definitiva da doença. Apesar de ter dito que em alguns dias se sente enjoado por conta da quimioterapia, o ex-presidente estava animado”, comentou o senador. (Rosália Rangel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário