segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Mantega diz que Brasil vai consolidar posto de sexta maior economia

Brasil pode demorar 10 a 20 anos para ter padrão de vida europeu, diz.

Pesquisa revelou que economia brasileira superou Reino Unido em 2011.


Do G1, em Brasília




O ministro da Fazenda, Guido Mantega, comentou nesta segunda-feira (26), a pesquisa que revelou que o Brasil ultrapassou a do Reino Unido e agora ocupa o posto de sexta maior economia do mundo.
Na avaliação do ministro, o país vai consolidar essa posição nos próximos anos, mas pode levar de 10 a 20 anos para que os brasileiros tenham um padrão de vida semelhante ao dos europeus. Para o ministro, o Brasil ainda precisa aumentar os investimentos na área social.

“Isso significa que nós vamos ter continuar crescendo mais do que esses países, aumentar o emprego e a renda da população. Nós temos um grande desafio pela frente”, disse Mantega. Segundo ele, o país caminha “a passos largos” para conquistar esses objetivos.




Em nota divulgada pelo Ministério da Fazenda, Mantega diz que a economia brasileira
continuará a crescer em um ritmo maior do que a dos países desenvolvidos, principais afetados pela crise financeira mundial.

“Os países que mais vão crescer são os emergentes como o Brasil, a China, a Índia e a Rússia", afirmou.

(Veja no vídeo acima: o economista Armando Castelar prevê que, da lista de cinco países que estão na frente do Brasil, somente a China irá crescer mais nos próximos anos)

Para Mantega, o Brasil tem condições de aumentar a média de crescimento acima de 4% nos próximos anos, posicionando-se ao lado da China, Índia, Rússia e Coreia. Por outro lado, avalia que os países da Europa crescerão entre 1,5% e 2% e os Estados Unidos terão dificuldade em crescer mais do que 2%.

'The Guardian' destacou o crescimento do Brasil (Foto: Reprodução/The Guardian)
'The Guardian' destacou o crescimento do Brasil
(Foto: Reprodução/The Guardian)
"Dessa maneira, essa posição vai ser consolidada e a tendência é de que o Brasil se mantenha entre as maiores economias do mundo nos próximos anos”, disse o ministro em nota divulgada no site do Ministério da Fazenda.

Mantega afirmou que o desempenho da economia faz do Brasil um país “respeitado e cobiçado” por investidores estrangeiros.

De acordo com ele, os investimentos estrangeiros diretos no país em 2011 devem somar US$ 65 bilhões.

O ministro lembrou que no período de 2003 a 2010, a economia brasileira cresceu, em média, 4% ao ano, incluindo dois anos de estagnação (2003 e 2009). Ele avalia que em 2012 o país começará crescendo algo em torno de 3,3% e mais do que isso nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário