A primeira delas foi a confirmação do adiamento do dia do confronto, que sai da Quarta-Feira de Cinzas, para quinta-feira, dia 23, sendo mantidos a hora (20h30) e o local do jogo (Nazarenão). Outra decisão é que está liberada a presença das duas torcidas no estádio.
Assessoria da Prefeitura de Goianinha
Promotor Luiz Marinho se preocupa com isolamento dos alvinegros
Promotor Luiz Marinho se preocupa com isolamento dos alvinegrosAs decisões ocorreram após a visita de uma comissão formada pelo presidente da FNF, José Vanildo, do promotor Luiz Eduardo Marinho e do coronel Alarico Azevedo e representantes do América a Goianinha, onde foi realizada uma vistoria em toda área do estádio. Depois a Polícia Militar garantiu as condições de segurança necessárias para realização do espetáculo no local.
Levando em consideração que, na Quarta-Feira de Cinzas, ainda existem muitas programações carnavalescas no estado e que neste dia as tropas da PM - deslocadas para o interior -estarão regressando para Natal, bem como ocorrerá um grande fluxo de veículos na BR-101 fazendo o mesmo trajeto, José Vanildo afirmou que resolveu atender o apelo das autoridades e baixar resolução adiando o confronto.
Com relação a segurança, o coronel Alarico disse que a estrutura do clássico será a mesma utilizada nos jogos em Natal. "Vamos contar com um efetivo de 400 homens e com auxílio da Polícia Rodoviária Federal. O policiamento interno do Nazarenão será realizado pelo Batalhão de Choque, o externo ficará a cargo da Cavalaria e dos homens do 8º Batalhão, sediado em Nova Cruz e que também possui companhias em Goianinha e Canguaretama. Integrantes do batalhão feminino também vão integrar esse efetivo", adiantou Alarico Azevedo.
O policial fez questão de dar um conselho a quem pretende prestigiar o espetáculo. "É melhor não beber e ir para o Nazarenão apenas com intuito de torcer e apoiar o seu time. Quem for lá pensando em brigar ou praticar desordens, na certa terá problema com a Polícia. Aquela região estará muito bem vigiada", disse.
O presidente do América, Alex Padang, ressaltou que o estádio Nazarenão passará por um grande teste, ele que inicialmente se mostrava contrário a realização de um clássico no local aberto para as duas torcidas, agora aposta na força policial para conter a onda de violência.
"A maioria absoluta dos integrantes das torcidas de América e ABC são de cidadãos de bem, que trabalham e têm no futebol um meio de diversão. Não podemos deixar que um grupo de 20 ou 30 indivíduos mal intencionados acabe com a diversão de milhares de pessoas", destacou Padang.
ABC não faz objeções às mudanças e se diz satisfeito
Se em princípio a diretoria do ABC se mostrava contrária ao adiamento da primeira partida da final do 1º turno do Estadual, pode-se dizer que o ato baixado pela Federação Norte-Riograndense de Futebol - passando o jogo para o próximo dia 23 - já não é visto da mesma forma. O vice-presidente de futebol do alvinegro, Flávio Anselmo, confessou ter mudado de ideia: "acredito que a decisão foi melhor para todos", ressaltou.
O dirigente disse ter ficado satisfeito não só com a alteração, que permitirá aos clubes darem um dia de folga aos atletas durante o Carnaval, bem como com a quantidade de ingressos que a diretoria americana decidiu colocar a disposição do ABC.
"Não temos do que reclamar, pela lei eles teriam de nos passar apenas 600 ingressos. Como estarão nos passando mil, o ABC irá contar com um bom efetivo de representantes em Goianinha. Mas peço aos nossos torcedores que procurem garantir logo os seus ingressos, pois não será permitida a venda no dia do jogo no estádio", frisou.
O promotor de Defesa do Estatuto do Torcedor, Luiz Eduardo Marinho, como autoridade, ficou satisfeito com a solução encontrada. "A torcida do ABC ficará completamente isolada da do América. A prefeitura prometeu colocar tapumes para separar a parte reservada aos abecedistas que terão acesso ao seu local no estádio, pelo portão lateral. Lá também vai funcionar o estacionamento exclusivo para imprensa e os torcedores do ABC", informou. Como cidadão e torcedor, Luiz Eduardo continua achando que o melhor local para abrigar o clássico continua sendo o Frasqueirão,
O presidente do América, Alex Padang confirmou a majoração no preço dos ingressos, que vão custar R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 para estudantes e idosos. "É um espetáculo diferente", disse.
Sistema defensivo é o ponto fraco
O que era especulação, se confirmou na tarde de ontem. O vice presidente de futebol do ABC, Flávio Anselmo revelou que o clube acertou a contratação do meio-campo Tiaguinho - que vinha atuando pelo Atlético/GO - e agora corre contra o tempo em busca de regularizar o jogador para que ele fique à disposição do técnico Leandro Campos já para a primeira partida da final do turno, na próxima quinta-feira, contra o América, no Nazarenão, em Goianinha. Como essa semana é a do Carnaval, o funcionamento do setor de registros da Confederação Brasileira de Futebol funciona apenas até hoje e caso o alvinegro não consiga efetivar a regularização do atleta, o meio-campo só vai poder estrear pelo time abecedista no segundo turno.
Se o dirigente estava satisfeito pelo acerto com o jogador, que vem para substituir Raul, em recuperação de uma cirurgia no rosto, o mesmo não se pode dizer em relação ao volante Basílio. A lesão sofrida no joelho esquerdo, na partida contra o Palmeira de Goianinha pela última rodada da fase de classificação do primeiro turno, foi mais grave do que aparentava e o jogador deve ficar fora do time, a princípio, por 40 dias. O resultado de um exame realizado ontem, que deve ser divulgado hoje, pode apontar um lesão nos ligamentos, o que faria Basílio ter que passar por outra cirurgia e tirá-lo do restante da temporada.
E o jogador vem fazendo falta no time, já que o técnico abecedista vem reclamando bastante do seu setor defensivo, que em 10 partidas, só não sofreu gols em uma. "Hoje estamos permitindo que o adversário chegue muito perto da nossa área e finalize. Eu gosto de marcação forte e isso não está acontecendo. Hoje jogamos e marcamos como time grande. Temos que jogar como time grande e marcar como time pequeno. Estamos tomando gols em todos os jogos o que mostra que alguma coisa está errada e que é preciso melhorar na marcação. Precisamos melhorar na parte ofensiva, mas precisamos melhorar na marcação que não está como eu quero", finalizou.
Flávio Araújo preocupado com a má pontaria do time
Aliviado com a classificação para a final do primeiro turno, depois de passar por problemas dentro da competição, inclusive tendo seu cargo de treinador ameaçado, Flávio Araújo já pode começar a armar o time para a grande decisão contra o ABC. E, é pensando nisso que o treinador americano já sabe que defeitos apresentados nas últimas partidas e que vai trabalhar nos próximos dias para corrigi-los. "Incorremos no mesmo erro do jogo passado contra o mesmo Santa Cruz, que foi de errar as finalizações. Agora vamos ter um tempo maior para trabalhar e vamos nos encontrar em relação a esse aspecto já que nos outros pontos estamos bem. Vão ser duas grandes partidas, com o primeiro em Goianinha e vamos trabalhar para fazer um grande jogo", disse Flávio Araújo.
O meio-campo Júnior Xuxa, que vinha sendo contestado pelos torcedores, parece ter recuperado seu bom futebol do início da competição e vem sendo decisivo nos últimos jogos, inclusive marcados gols. Para o camisa 10 americano, o time precisa estar preparado para enfrentar os dois clássicos que vão apontar o campeão do primeiro turno. "Temos que estar preparados. Independente de qualquer coisa é um clássico. Nós estamos em uma crescente e eles continuaram bem no campeonato. Espero que possamos fazer uma grande final e que possa ser um jogo bonito, de duas grandes equipes. Vamos dar o melhor para sair com um bom resultado", declarou.
A Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol já decidiu quem vai ser o árbitro do primeiro jogo da final. Em sorteio realizado na tarde desta quinta-feira, ficou decidido que Lenílson Lima vai comandar o espetáculo.
Clube anuncia interino para ser o novo treinador
A diretoria do ASSU decidiu que não irá contratar outro profissional para substituir o técnico Ademilson Venâncio. O substituto do treinador paulista será Damião de Oliveira, também conhecido no meio futebolístico como Damião de Bia. Ele trabalhava como auxiliar e preparador de goleiros do Camaleão, mas foi remanejado para a função de treinador.
A opção por Damião segue a lógica, visto que o seu nome era o mais cotado para assumir o clube no início do ano, mas ele avisou que não abriria mão de participar da Copa São Paulo de futebol sub-18. Isso porque ele assumiu voluntariamente o time sub-18 e conseguiu a classificação inédita para essa competição, que é o principal evento de categorias de base do Brasil. Essa foi, inclusive, a única participação de um clube fora da Região Metropolitana de Natal em toda a história.
Além disso, Damião fez um trabalho valioso no Campeonato Estadual do ano passado. Ele assumiu o time em meio a uma profunda crise, visto que o ASSU era o penúltimo colocado, com apenas três pontos conquistados em sete jogos. Ele colocou o time nos eixos, deixou o perigo do rebaixamento e estacionou na zona intermediária da tabela até o restante do Campeonato Estadual.
Com seu jeito simples de trabalhar, Damião conseguiu uma resposta de imediato no Estadual do ano passado. O time já venceu no primeiro jogo com o técnico no comando e ainda passou quatro rodadas invicto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário