sexta-feira, 1 de abril de 2011

Data de leilão do trem-bala e regras podem mudar, diz ANTT

Decisão sobre nova data do leilão deve sair na próxima semana, diz agência.
Previsão é que obra comece apenas na segunda metade de 2012.
Do G1, com Reuters

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou nesta sexta-feira que deverá haver um adiamento da licitação do trem-bala e que o governo poderá flexibilizar algumas regras no edital.
"Se o governo avaliar que pode fazer mudanças mais profundas, o prazo de adiamento será maior. Se olhar as questões colocadas (pelos interessados), será de dois a seis meses", disse o diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, a jornalistas em evento no Clube de Engenharia no Rio.
Segundo a agência, três empresas interessadas no projeto pediram à agência um prazo mais longo, de 2 a 6 meses, para estruturar as propostas e montar os consórcios. Os pedidos foram encaminhados ao Ministério dos Transporte junto com uma análise sobre o projeto.
Se confirmado, será o segundo adiamento do leilão do Trem de Alta Velocidade (TAV). Inicialmente, a licitação ocorreria em 16 de dezembro passado, mas foi remarcado para 29 de abril, sendo que a entrega dos envelopes com as propostas ocorreria em 11 de abril.
De acordo com Figueiredo, o anúncio sobre o adiamento do leilão deve ser feito na próxima semana. Procurado pelo G1, o Ministério dos Transportes informou que os pedidos de adiamento estão sendo avaliados e que a decisão será tomada em "momento oportuno" e será uma "decisão de governo".
A decisão final sobre a data do leilão deverá ser tomada após reunião da presidente Dilma Rousseff, entusiasta do trem-bala, com representantes do Ministério dos Transportes, da Casa Civil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Na manhã desta sexta, depois de se reunir com Dilma, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, considerou positivo o adiamento do leilão.
“A percepção que o mercado estava tendo é que poucas empresas entrariam nessa licitação. A medida [o adiamento] permite que mais empresas brasileiras se capacitem, procurem linhas de crédito e procurem parceiros no exterior para entrar nesse projeto”, avaliou Andrade.
Reavaliação de edital
Entre os itens que podem ser reavaliados, disse o diretor-geral da ANTT, está o ritmo de adoção de conteúdo nacional. Os potenciais investidores pedem para que a velocidade de introdução da produção local seja mais lenta no começo da obra.
Outra possibilidade é a isenção de alguns tributos que incidem sobre equipamentos para o projeto, entre eles o imposto de importação.
Figueiredo estima agora que a obra comece apenas na segunda metade de 2012. "É difícil estar pronto para as Olimpíadas, mas pode ser que as partes envolvidas façam um esforço", afirmou. 'Seis anos é o prazo máximo (para conclusão da obra).'
O projeto, de 500 quilômetros de extensão, prevê a interligação dos aeroportos de Viracopos (Campinas), Guarulhos (São Paulo) e Galeão (Rio de Janeiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário