Foto: Divulgação
Direita para a esquerda: Lídia Sarmiento, Bernadete Oliveira,
Osmar Maia, Nara Rosado e Adriana Trindade
Uma comissão representativa da Assembléia Legislativa do RN esteve visitando o Poder Legislativo do Ceará, especificamente o Memorial Deputado Pontes Neto. Comissão foi constituída pelas funcionárias Bernadete Oliveira, Adriana Trindade e Nara Rosado.
As três representantes da ALRN fizeram uma visita técnica ao Memorial da AL do Ceará e participaram de um seminário sobre o tema “Políticas de Memória", e um debate sobre as "Relações entre Políticas Públicas, Museus e Memória”.
A comissão foi recebida pelo presidente do Memorial Osmar Maia Diógenes, a Curadora Lídia Sarmiento, a Coordenadora de Pesquisa Annelise Grieser e os Historiadores Paulo Roberto Fernandes, Daniel Gonçalves, Carlos Pontes e Humberto Pinheiro Filho.
Segundo Bernadete Oliveira, que coordena o Memorial da ALRN, a visita foi muito proveitosa, já que o Memorial da Assembléia do Ceará é muito bem estruturado e já existe há vários anos. “O Memorial da Assembléia cearence já existe há bastante tempo e nossa visita serviu para conhecer a experiência exitosa de resgate da história do Poder Legislativo do Ceará”, diz Bernadete.
Memorial do RN
O Memorial da Assembléia Legislativa do RN foi criado em setembro de 2009, através da Resolução de número 055/2009, na gestão do então presidente Robinson Faria. “O nosso Memorial ainda está em fase de implementação, mas nós estamos realizando um trabalho minuncioso de resgate da história da Assembléia Legislativa”, enfatiza Bernadete.
De acordo com Bernadete, o Memorial nasceu de uma idéia personalizada, com o objetivo de publicar obras de cunho histórico, jurídico e social, bem como, documentar e resgatar a história que já está próxima de alcançar dois séculos de existência e que pela sua singularidade e dinâmica, precisa ser preservada para esta e futuras gerações de potiguares e brasileiros.
“O presidente Ricardo Motta tem dado total apoio ao projeto e com certeza até o término da sua gestão o Memorial da ALRN estará totalmente implantado. Esse é o desejo e o compromisso de Ricardo Motta”, afirma Bernadete Oliveira.
E acrescenta: “O Poder Legislativo Estadual, Instituído há mais de 170 anos, ao longo desse tempo vem fazendo, no desempenho de suas funções, a sua própria história. E com ela, marcando decisivamente a história do Estado e da vida dos norterio-grandenses.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário