domingo, 14 de agosto de 2011

As mensagens dos operários que construíram Brasília

Por MiriamL
Da Folha.com

Câmara descobre mensagens de operários que construíram Brasília

NÁDIA GUERLENDA
DE BRASÍLIA

Em busca de um vazamento de água, a Câmara dos Deputados acabou encontrando mensagens de 52 anos atrás.

Num buraco ao lado da cúpula onde fica o plenário, estão frases como "Duraleques Ce De Lequis" (arremedo de "Dura Lex, Sed Lex", ditado em latim que diz que "a lei é dura, mas é a lei"), de José Silva Guerra, e "Amor, palavra sublime que domina qualquer ser humano", de Nelson Nilson, dois dos operários do local.

Segundo Reinaldo Carvalho Brandão, diretor do departamento técnico da Casa, o vazamento --que infiltrava água no Salão Verde do Congresso-- já durava anos.

O problema, diz, estava num dos "caixões perdidos" --espaço fechado feito por quatro vigas, uma laje em cima e outra embaixo. Ao abrir o "caixão", os atuais operários da Casa encontraram as mensagens datadas de 1959, um ano antes da inauguração de Brasília.

Sérgio Lima/Folhapress
Buraco na Câmara dos Deputados onde os operários que construíram o prédio deixaram mensagens

Buraco na Câmara dos Deputados onde os operários que construíram o prédio deixaram mensagens
"Que os homens de amanhã que aqui vierem tenham compaixão dos nossos filhos e que a lei se cumpra", escreveu Guerra antes do ditado.

O autor, aliás, trabalhou 208 horas em março daquele ano, além das 98 extras, segundo o livro de ponto. Tirando os domingos, mais de 11 horas de trabalho por dia.

"Si todos o brasileiros focem diginos de honra e honestidade, teríamos um Brazil bem melhor!" [sic], escreveu outro operário. "Deixaram esses recados para nós", afirma o atual presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário