segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Deputada Larissa Rosado apresenta projeto de lei que obriga Estado a disponibilizar vacina contra HPV na rede pública de saúde para pessoas entre 9 e 26 anos

Foto: João Gilberto
A deputada Larissa Rosado(foto) apresentou projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da oferta da vacina contra HPV na rede pública de saúde do Estado.
De acordo com o projeto, a rede pública de saúde do RN disponibilizará para todos os cidadãos com idade entre 9 e 26 anos a vacina contra a HPV visando prevenir a ocorrência de câncer de colo de útero, ânus, pênis, boca e orofaringe.
Projeto diz que a vacina será aplicada nas pessoas que manifestarem, por escrito, no hospital da rede pública de saúde do Estado mais próximo de sua residência, sua intenção de se imunizarem contra a infecção do HPV.
“A manifestação sobre a intenção de se vacinar será feita através dos pais ou responsáveis quando o cidadão for menor de 18 anos”, frisa o projeto de Larissa Rosado.
E acrescenta: “A Secretaria de Saúde do Estado, após receber a manifestação terá o prazo de 30 dias úteis para aplicar a vacina contra o HPV”.
“Nossa proposição se enquadra no conjunto de metas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde, através do documento denominado ‘Declaração Mundial contra o Câncer’, que pretende reduzir , até o ano 2020, a incidência de câncer no mundo”, enfatiza a deputada do PSB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário