terça-feira, 9 de agosto de 2011

Um Exemplo para o Nordeste

AI QUE INVEJA DE FORTALEZA 

 por Ailton Medeiros

Reportagem da “Isto É” destaca a administração da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins.

Nos sete anos à frente do governo, sua gestão reduziu em 52% a mortalidade infantil. Fortaleza também foi a capital do Nordeste que mais reduziu a pobreza em sua periferia, de 2001 a 2008.

Nesse período, a renda média dos moradores da periferia da capital cearense aumentou 52,25%, um crescimento cinco vezes maior do que registrado em São Paulo.

Os investimentos da prefeitura em 2010 renderam ao município o posto mais alto do ranking das capitais do Norte e Nordeste na geração de empregos formais e a quarta colocação entre as cidades brasileiras, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego.

Segue trecho:

A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, sempre gostou de uma boa briga. Seu embate mais célebre foi travado com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que queria porque queria impedir que ela se candidatasse a prefeita da capital do Ceará no agora distante ano de 2004. Às vésperas da eleição municipal daquele ano, Lula, José Genoino, José Dirceu e a maioria da cúpula petista tentaram intervir no diretório local para que o partido não lançasse candidatura própria.

Na época, os “chefões do PT” pretendiam empurrar goela abaixo do partido como candidato ideal o nome do senador Inácio Arruda, do PCdoB. Lula perdeu.

Os militantes optaram pela candidatura da petista e, mesmo sem o apoio do presidente da República, Luizianne venceu as eleições. “Eu era a patinha feia da história”, diverte-se hoje a prefeita, que há muito fez as pazes com Lula e boa parte da cúpula petista.

Agora, às vésperas do fim de seu segundo mandato como prefeita de Fortaleza, Luizianne se prepara para um novo embate com Lula. O tema, mais uma vez, envolve o poder de decisão dos diretórios em tempos de eleição.

O ex-presidente, assim como parte importante dos caciques petistas, quer acabar com as prévias para a escolha de candidatos, pondo fim a uma tradição democrática do PT.

Luizianne vai para o congresso nacional do PT, no início de setembro, decidida a lutar contra a proposta. E levará como armas principais para essa briga a sua própria história e o que vem ocorrendo neste momento no diretório municipal do PT de Fortaleza.

Lá, mais de um ano antes das eleições, 13 petistas não esperaram a decisão do congresso nacional do partido e lançaram suas pré-candidaturas à sucessão de Luizianne.

Para continuar lendo, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário