Através de nota oficial, a prefeita Micarla de Sousa afirmou que não irá adotar o sistema de Estacionamento Rotativo Eletrônico em Natal. "Qualquer iniciativa que envolva cobrança de taxas para estacionamento em vias públicas está descartada pela gestão municipal, por determinação da prefeita de Natal, Micarla de Sousa", ressaltava o documento. A nota oficial do Município foi divulgada 48 horas depois da primeira reportagem sobre o assunto ter sido publicada pela TRIBUNA DO NORTE.
Aldair Dantas
Prefeita Micarla de Sousa descarta terceirização de estacionamento

Prefeita Micarla de Sousa descarta terceirização de estacionamento
A decisão da prefeita Micarla de Sousa foi comunicada ao secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Haroldo Maia, pela reportagem no final da tarde de ontem. Surpreso, ele afirmou que o processo ainda estava sendo analisado e que não havia sido apresentado ao Executivo Municipal. "Quando eu falei que estava em estudo, foi porque ainda iria ser apresentado ao Município", ressaltou o secretário.
Questionado sobre a data em que o projeto seria exposto à prefeita, visto que ele afirmou em entrevistas à TRIBUNA DO NORTE que a partir da próxima semana o escopo do sistema seria apresentado aos lojistas e à população, Haroldo Maia preferiu não tecer comentários. "Com esta decisão do Município, considero o assunto como encerrado. Não há mais o que comentar", destacou.
Questionado sobre a data em que o projeto seria exposto à prefeita, visto que ele afirmou em entrevistas à TRIBUNA DO NORTE que a partir da próxima semana o escopo do sistema seria apresentado aos lojistas e à população, Haroldo Maia preferiu não tecer comentários. "Com esta decisão do Município, considero o assunto como encerrado. Não há mais o que comentar", destacou.
O secretário disse que teve acesso ao modelo de Estacionamento Eletrônico Rotativo durante os congressos e fóruns que participou como representante da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). O modelo que seria proposto pela Secretaria ao Município, consiste num monitoramento eletrônico das vagas de estacionamento em ruas e avenidas. Através da cobrança de uma taxa, veículos e motocicletas teriam até duas horas para permanecerem estacionados nas vagas escolhidas.
Em entrevistas concedidas ao longo desta semana à TRIBUNA DO NORTE, Haroldo Maia disse que a cidade de Caruaru, em Pernambuco, serviu como inspiração para o sistema que poderia ser implantado em Natal. A Semob já havia delimitado o número de vagas que iriam compor o estacionamento eletrônico em 3.400. Bairros como o Alecrim, Cidade Alta, Ribeira, Petrópolis, Tirol e Lagoa Nova (na área dos tribunais). Iriam receber o sistema.
A empresa que administra os estacionamentos em Caruaru é a Serttel, a mesma que atua em Natal na manutenção dos semáforos, fotossensores e na fiscalização eletrônica de algumas vias. Por cada hora parada num lote administrado pela Serttel em Caruaru, o proprietário do veículo paga R$ 1,30. Já os motoqueiros precisam desembolsar R$ 0,65. O limite de tempo é de duas horas. Passados os 120 minutos, o condutor deve sair da vaga na qual estacionou e procurar outra. urada para comentar sobre a decisão, o secretário municipal de Comunicação Social, Jean Valério, afirmou que a prefeita Micarla de Sousa estava viajando. "O que está na nota é o pensamento da Prefeitura", resumiu o secretário.
NOTA
A Prefeitura de Natal não implantará sistemas de automatização de cobrança pelas vagas de estacionamento nas ruas da cidade. Não é interesse do poder executivo municipal resgatar o projeto de gestões anteriores cujos estacionamentos urbanos eram regulados por parquímetros. Qualquer iniciativa que envolva cobrança de taxas para estacionamento em vias públicas está descartada pela gestão municipal, por determinação da prefeita de Natal, Micarla de Sousa.
A empresa que administra os estacionamentos em Caruaru é a Serttel, a mesma que atua em Natal na manutenção dos semáforos, fotossensores e na fiscalização eletrônica de algumas vias. Por cada hora parada num lote administrado pela Serttel em Caruaru, o proprietário do veículo paga R$ 1,30. Já os motoqueiros precisam desembolsar R$ 0,65. O limite de tempo é de duas horas. Passados os 120 minutos, o condutor deve sair da vaga na qual estacionou e procurar outra. urada para comentar sobre a decisão, o secretário municipal de Comunicação Social, Jean Valério, afirmou que a prefeita Micarla de Sousa estava viajando. "O que está na nota é o pensamento da Prefeitura", resumiu o secretário.
NOTA
A Prefeitura de Natal não implantará sistemas de automatização de cobrança pelas vagas de estacionamento nas ruas da cidade. Não é interesse do poder executivo municipal resgatar o projeto de gestões anteriores cujos estacionamentos urbanos eram regulados por parquímetros. Qualquer iniciativa que envolva cobrança de taxas para estacionamento em vias públicas está descartada pela gestão municipal, por determinação da prefeita de Natal, Micarla de Sousa.
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