Parnamirim é o município do Rio Grande do Norte com a menor taxa de analfabetismo da população com 15 anos ou mais de idade. Entre 2000 e 2010, houve uma redução de 42% na taxa, que caiu de 13,8% para 8,0%.
As informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou nesta quarta-feira (16) mais uma série de dados sócio-econômicos elaborados com base no Censo Demográfico do ano passado.
A segunda menor taxa é a de Natal (8,3%) e a maior a de João Dias (38,9%), município do Oeste Potiguar que também tem a maior taxa de extrema pobreza do RN.
Os 8,3% de analfabetismo em Parnamirim representam menos da metade da média estadual, que é de 18,5%.
Por faixa etária, o analfabetismo na terceira cidade mais populosa do Estado é de 2,3% entre 15 e 24 anos; de 7,3% para a faixa entre 24 e 59 anos e de 27,6% para quem tem 60 anos ou mais.
A redução só não foi maior por causa das dificuldades que os municípios têm para alfabetizar a população de faixa etária mais elevada.
Os números falam por si só. Enquanto a diminuição do analfabetismo foi de 62,9% entre 15 e 24 anos, na população mais idosa a queda foi de 35,8%.
Para o prefeito Maurício Marques(PDT), os números premiam os esforços de Parnamirim, que ampliou a rede do ensino básico, reforçou os programas voltados para a alfabetização de adultos e investiu na qualificação dos professores.
“Parnamirim tem hoje 44 escolas do ensino fundamental e 19 centros infantis”, diz o prefeito.
A ex-secretária de Educação, Raimunda Basílio, lembra que nos dois primeiros anos da administração do prefeito Maurício Marques foram alfabetizadas 8 mil crianças. Programas introduzidos nas escolas também melhoraram a qualidade da educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário