Elpídio Júnior/Nominuto.com
Jean Valério, secretário de Comunicação Social de Natal.
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Após explicar que a gestão de mídia acontece via cinco agências de publicidade, contratadas através de licitação (concorrência pública nacional), o secretário foi confrontado por números brutos, que mostraram o que foi classificado por Raniere Barbosa como “mau uso dos recursos públicos”
“Eu gostaria de saber por que – para ser gentil – a blogueira Thaísa Galvão recebe cerca de R$ 12 mil mensais, enquanto outros blogs variam na casa de R$ 2 mil?”, indagou em tom de crítica a vereadora Sargento Regina (PDT).
“Quero explicar que a avaliação de cada site é feita de acordo com a visibilidade e impacto que ele gera e o que o proprietário propõe. O blog de Thaísa Galvão já teve mais de 16 milhões de acessos, com média diária de 12 mil acessos. Comparando com divulgar uma mensagem em jornal que, por exemplo, tem tiragem diária de três mil exemplares, há vantagens muito maiores em anunciar em blogs”, argumentou Jean Valério.
Na discussão sobre o impacto de mídias eletrônicas, o assunto terminou em comparação entre o Portal Nominuto.com e o blog do jornalista. “Também investimos, por exemplo, no Nominuto. Você pode fazer um comparativo”, sugeriu Jean, ao que Regina retrucou que “O Nominuto não é um blog, é um portal, muito eficiente por sinal, e não se pode compará-lo com o blog de Thaísa Galvão”, protestou a vereadora.
Isso posto, Regina começou a enumerar cotas distribuídas a vários veículos de imprensa, entre 1º e 30 de abril deste ano, para divulgação de uma campanha da Prefeitura do Natal. Foram os seguintes os números apresentados:
Blog do Márlio Fortes R$ 3,125 mil; Thaisa Galvão: R$ 12,5 mil; Nominuto: R$ 1,3 mil; Intertv : R$ 17 mil; TV Ponta Negra R$ 14 mil; TV Tropical R$ 9 mil; Band Natal: R$ 5, 4 mil; SimTV!: R$ 6,3 mil; Rádio Cultura 95 FM R$: 1,132 mil; Rádio Nordeste: R$ 942,00; Rádio Cidade: R$ 1,188 mil; Rádio Clube FM R$: 1,5 mil.
Elpídio Júnior/Nominuto.com
Vereadora e presidente da CEI, Júlia Arruda (PSB).
Após essa explicação, Júlia Arruda questionou Valério se há relação entre as críticas à CEI escritas pelo jornalista Ricardo Rosado em seu blog e algum eventual provento percebido via Secretaria Municipal de Comunicação Social.
“Foram R$ 5 mil para Fator RRH por banner de duas campanhas, mas já faz muito tempo, desde então nunca mais anunciamos lá. Gostaria, se os senhores me permitem, contudo, de fazer adendo para defender a seriedade do professor Ricardo Rosado. Ele fez criticas a mim e à Prefeitura”, rebateu o secretário de Comunicação.
Sobre a relação entre anúncios e postura dos veículos, Jean disparou: "A gente quando paga por um patrocinio num blog, a Prefeitura paga pelo banner e não pela opinião do jornalista".
Jean também afastou a afirmação de patrocínio de blogs do interior do Estado. Antes, ele rebaterá denúncia apresentada por Júlio Protásio (PSB), dando conta do recebimento de R$ 16 mil mensais pela empresa do jornalista Nélio Júnior, que já foi ligado à administração e hoje está fora do país.
“A empresa dele recebia da Prefeitura e do Estado para anunciar Natal lá em São Paulo, onde ele tinha certo trânsito entre os meios de comunicação. Mas quando ele ingressou na administração, esse contrato foi imediatamente suspenso”, disse o titular da Secom.
A lista com relatórios e pagamentos a veículos de comunicação para publicizar ações da PMN foi disponibilizada por iniciativa do próprio secretário. Os documentos foram uns dos primeiros a serem protocolados na CEI dos Contratos. O secretário agradeceu em seu discurso a chance de o assunto ter sido tornado público.
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