A Arquidiocese de Natal empossou neste domingo (26) seu sexto Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, durante celebração na Catedral Metropolitana. O evento contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta e dos deputados Tomba Farias e George Soares. Mais de três mil fiéis vindos de toda a parte do Estado lotaram a catedral e as ruas vizinhas.
Disse Ricardo Motta, sobre a ocasião: “É com muita alegria que prestigiamos a posse de Dom Jaime no mais alto cargo da igreja católica do RN. Ele é filho do nosso Estado e o conhece bem; certamente seguirá com a tradição de parceria da igreja com o poder público nos temas de interesse do RN”.
Também estiveram presentes bispos, padres, diáconos, religiosos e autoridades como a governadora Rosalba Ciarlini, que hasteou a bandeira para a execução do hino nacional, abrindo o evento.
Ritual de posse
Antes das 9h, Dom Jaime chegou à Catedral onde foi recebido pelo pároco, Padre Aerton Sales. Logo depois a prefeita Micarla de Sousa entregou-lhe as chaves da cidade.
O ponto alto da cerimônia foi a passagem do báculo (espécie de cajado) das mãos do então Arcebispo Dom Matias Patrício de Macêdo para Dom Jaime, tornando-o oficialmente o novo responsável pela Arquidiocese de Natal. O evento foi encerrado com uma missa e a leitura da ata da posse.
Perfil
Dom Jaime Vieira Rocha, nasceu em 1947, em Tangará. Ordenou-se padre em 1975, em Natal e, entre outros cargos, foi Bispo da Diocese de Caicó. Cursou Filosofia e Teologia em São Paulo; Atualização para Formadores de Seminários, em Roma; e formou-se sociólogo pela UFRN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário