domingo, 4 de março de 2012

Governo firmará convênio com a UERN para Hospital Materno-Infantil servir como campo de estágio

A estrutura do Hospital Materno-Infantil de Mossoró servirá como campo de estágio para alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O convênio para esta finalidade será assinado na sexta-feira, (9) pela governadora Rosalba Ciarlini e pelo reitor da Universidade, professor Milton Marques de Medeiros, por ocasião do ato inaugural do Hospital, o anúncio foi feito durante visita da governadora Rosalba Ciarlini neste sábado (03) às obras do Hospital.

Para a governadora, o convênio com a UERN se caracteriza como oportunidade para que os alunos dos cursos da área médica possam ter acesso às práticas, bem como absorver conhecimentos de profissionais que já atuam no mercado. “Os universitários, sem dúvida, poderão enriquecer seus conhecimentos”, disse Rosalba Ciarlini, acrescentando que a idéia também se volta para que os alunos possam optar pelas áreas da pediatria e obstetrícia, que necessitam de profissionais na região.

O Hospital Materno-Infantil terá 41 leitos e funcionará dentro dos padrões de serviços humanizados, segundo a subsecretária estadual de Saúde, Dorinha Burlamaqui. Ela informou que os leitos são 41 com enfermarias, sendo sete neo-natal, nove leitos para mulheres que necessitarem de atendimento ginecológico. “Teremos leito de isolamento e o parto será humanizado, que é o diferencial. Teremos a enfermaria, onde a mulher pode ficar no pré-parto, parto e pós-parto e com toda a família”, disse.

A sub-secretária de Saúde também informou que o hospital contará com dois centros cirúrgicos, sendo um para parto (em caso de gravidez de risco ou cesarianas) e outro para cirurgias ginecológicas. Ela disse que, como a inauguração ocorrerá no dia 9, será preciso fazer uma nova higienização do prédio e que os serviços serão iniciados na segunda-feira, 12/3. Dorinha ainda disse que o Hospital Materno-Infantil atenderá pacientes de Mossoró e região e que servirá também como apoio à Casa de Saúde Dix-sept Rosado, que conta com a Maternidade Almeida Castro.

Visita

A governadora Rosalba Ciarlini visitou, na manhã deste sábado (3), as instalações do Hospital Materno-Infantil acompanhada do senador José Agripino Maia, do Deputado Federal Felipe Maia e da subsecretária estadual de Saúde, Dorinha Burlamaqui. “Estamos acompanhando os serviços, pois o hospital será entregue à população no dia 9 para atender Mossoró e região”, disse.

Para a governadora, a estrutura do hospital fará toda a diferença. “Teremos todo o serviço humanizado. Vamos atender a mulher não somente na parte obstétrica, mas também na ginecológica. É trabalho importante e necessário para a região e que não poderia esperar mais, pois, infelizmente, nos últimos meses a assistência à maternidade era preocupante em Mossoró. As mulheres que precisaram (dos serviços) sabem o que passaram e não podíamos deixar que essa situação permanecesse.”

Segundo a governadora, todas as mulheres que precisarem de atendimento serão bem atendidas e que objetivo do Governo do Estado também é reduzir a mortalidade materna que “nos deixa indignados saber que uma mãe perdeu a vida na hora do parto por falta de assistência, de UTI, equipamentos ou de cirurgia. Bem como uma criança não pôde viver por falta de um leito de UTI neo-natal”, disse.

Ainda segundo a governadora, o Hospital está preparando UTI neo-natal com estrutura de primeiro mundo. São sete leitos e com condições de passar para 10. “Estamos com nove leitos de UTI materna. Leitos também de UTI em isolamento para casos de infecção. São sete salas de parto humanizadas. A mulher poderá ser acompanhada pela família e terá realmente todas as condições para ter um parto normal, e quando não for possível, tem a sala de cirurgia para ela ser atendida e salvarmos a sua vida e a da criança”, comentou Rosalba.

Para a inauguração, que ocorrerá às 17h do dia 9, a governadora fez uma convocação: “quero convidar todas as mulheres, pois será uma homenagem à mulher pela passagem do Dia Internacional da Mulher.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário