sábado, 9 de abril de 2011

Assembléia Legislativa: Audiência Pública sobre a atividade portuária foi bastante concorrida



Fotos: Canindé Soares
Bastante concorrida a audiência pública realizada nesta sexta-feira(8) na Assembléia Legislativa sobre a atividade portuária no Estado.

Evento foi uma iniciativa do mandato do deputado Hermano Morais em parceria com o vereador Ney Júnior.

Metade da bancada de deputados federais do RN esteve presente: Henrique Alves, Fátima Bezerra, Rogério Marinho e Sandra Rosado.

Compareceram ainda o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Benito Gama; o diretor-presidente da Codern, Emerson Fernandes; o capitão Alan Kardec, representante da Capitania dos Portos; além de representantes da prefeitura de Natal, Coex, Simorsal, CBTU, IBAMA, Secretaria da Agricultura, prefeitura de Macau, e de várias outras instituições.

Os deputados estaduais Fernando Mineiro, Getúlio Rêgo, Larissa Rosado e Fábio Dantas também prestigiaram a audiência pública.
Em seu pronunciamento, Hermano Morais defendeu a necessidade de investimentos imediatos para as obras de reforma dos portos de Natal e Areia Branca, tendo em vista que o Rio Grande do Norte possui grande potencial para ser um estado bastante desenvolvido economicamente. Hermano disse, no entanto, que o RN tem sido prejudicado pela falta de infraestrutura e logística.

“O RN tem sido prejudicado economicamente há vários anos, sendo responsável, inclusive, pelo desenvolvimento econômico de estados vizinhos por falta de infraestrutura própria. Precisamos criar condições, através de ações articuladas, que garantam a eficiência dos nossos portos”, enfatizou o parlamentar do PMDB.
O vereador Ney Lopes Júnior destacou que é preciso pensar no futuro. “Não devemos planejar um porto para Natal que atenda apenas os próximos 10 anos. Precisamos pensar no futuro, daqui a 100 anos, para que tenhamos condições de receber navios de grande porte”, frisou o vereador.

E acrescentou: “A expressão do Porto de Natal na economia do estado hoje é mínima, mas com os investimentos necessários Natal pode vir a se tornar uma referência internacional no setor portuário. É importante que o legislativo e a classe empresarial se una em torno desse debate para propor soluções ao executivo”, disse Ney Júnior.
Para Benito Gama, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, é preciso pensar em todos os fatores. “Apresentaremos um Plano Diretor de Logística para ser implantado no RN”, anunciou o secretário.

Benito assinalou que será preciso a integração com todos os setores de transporte, além de outras obras estruturantes, visando o crescimento do RN.
O presidente da Companhia da Codern, Emerson Fernandes, fez uma apresentação detalhada sobre o funcionamento e a estrutura do Porto de Natal, ressaltando algumas obras já executadas no local, como o nivelamento do piso da plataforma e o terminal de dragagem, já em fase de conclusão.


“Existe uma sequência de projetos que estão em fase de execução e outros que estão incluídos no PAC 2 e devem virar realidade em breve. O que precisa ser feito agora é construir um debate contundente para que possamos traçar metas viáveis para continuar com essa expansão”, salientou Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário