sábado, 13 de julho de 2013

Papa também utiliza avião da FAB que foi buscar “Papamóvel” em Roma

 

Força Aérea disponibilizou uma aeronave de carga com sete militares que viajaram por três dias para transportar carros

Por Leonardo Dantas

Um avião C-130 Hércules do 1º Grupo de Transporte de Tropas da Força Aérea Brasileira (FAB) partiu de Roma, na Itália, neste sábado (13), onde foi buscar os veículos que transportarão o Papa Francisco no Brasil durante a Jornada Mundial da Juventude.

Os veículos popularmente conhecidos como “Papamóveis”, são na verdade dois carros adaptados às necessidades do líder da Igreja Católica durante suas viagens. Ao Brasil, o Vaticano enviou dois Papamóveis, o tradicional carro branco com a cúpula transparente e um modelo, estilo jipe, na cor verde.


C-130 Hércules realizou viagem de três dias para chegar em Roma (Foto: Cpt Crisitiano Link / FAB)

O comandante da aeronave, major Sandro Santana detalhou que a viagem de ida durou três dias desde que partiu da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com paradas na Base Aérea de Fortaleza e Las Palmas, nas Ilhas Canárias.

Na sexta-feira (12), a equipe de militares brasileiros realizaram o embarque dos veículos para retornar ao Brasil com rota similar a de ida, chegando na segunda-feira (15) na Base Aérea do Galeão, às 14h, horário de Brasília.

Major Sandro Santana, declarou ser uma “surpresa, até porque é uma missão que acontece poucas vezes, pois são poucas vezes que o Papa vem ao Brasil”. De acordo com ele, a aeronave foi preparada para transporte de cargas, portanto, não foi preciso nenhuma adaptação precisou ser feita para o transporte dos carros.

A Aeronave

O C-130 Hércules é um avião de transporte com configuração para tropa ou carga. Ele é impulsionado por quatro motores turboélice, podendo alcançar 620 km/h, com autonomia de até 7 mil km e 7 metros de altura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário